Lula sobrevoa incêndio em parque no DF e anuncia reunião sobre emergência climática

Atualizado em 15 de setembro de 2024 às 21:06
Presidente Lula sobrevoando sobre o fogo no Parque Nacional. Foto: Divulgação

Neste domingo (15), o presidente Lula e a primeira-dama, Janja, realizaram um sobrevoo sobre o Parque Nacional de Brasília, que está enfrentando um grave incêndio florestal. Em sua conta no Instagram, Lula anunciou que, na segunda-feira (16), se reunirá com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para discutir medidas contra a emergência climática que o país enfrenta.

“Neste domingo, juntamente com a Janja, sobrevoei o Parque Nacional afetado por um incêndio de grandes proporções, como tantos que têm ocorrido por todo o país. O governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas. A Polícia Federal tem hoje 52 inquéritos abertos contra os responsáveis por esses crimes contra o nosso país” escreveu o presidente.

“O Ministério da Saúde tem dado orientações para se proteger da fumaça, e amanhã irei me reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática” finalizou Lula.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) relatou que o incêndio teve início próximo à Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, mas fora dos limites do Parque Nacional.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado no início da tarde e as operações de combate ao fogo continuarão durante a noite. Brigadistas do ICMBio também estão envolvidos na contenção das chamas, que já devastaram uma área estimada em 1,2 mil hectares.

As chamas chegaram perigosamente perto de algumas residências na região, e moradores locais colaboraram no combate ao incêndio utilizando baldes de água. Lula destacou que a Polícia Federal (PF) possui atualmente 52 inquéritos abertos para investigar os responsáveis pelos incêndios florestais em todo o Brasil.

O presidente também ressaltou a importância das medidas de proteção recomendadas pelo Ministério da Saúde para enfrentar a fumaça dos incêndios. O Parque Nacional de Brasília está situado a aproximadamente 10 quilômetros do centro da capital federal.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line