Guilherme Boulos (PSOL), candidato à Prefeitura de São Paulo, acionou a Justiça Eleitoral contra Ricardo Nunes (MDB), seu rival na disputa, por fazer um post nas redes pedindo para que traficantes votem no psolista. Os advogados do deputado federal dizem que a publicação do prefeito pretende “explorar o preconceito” e “espalhar desinformação”.
A publicação de Nunes diz que Boulos assinou um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional para anistiar condenados por tráfico que tenham sido flagrados com menos de 40 gramas de maconha, limite estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Se você quer traficantes soltos, vote no Boulos. Agora, se você é contra o tráfico, vote em quem vence o Guilherme Boulos. Vote Ricardo Nunes 15”, diz o post.
A defesa do candidato do PSOL afirma que ele nunca assinou o projeto e que a publicação é “injuriosa” e “difamatória”. “Pretende induzir o eleitor a erro, extrapolando os limites da liberdade de manifestação, maculando, por conseguinte, a honra do requerente”, afirmam seus advogados.
Ver essa foto no Instagram
A proposta que tramita na Câmara foi apresentada por sete parlamentares do PSOL e um da Rede, e não possui a assinatura de Boulos. O projeto pede “anistia aos acusados e condenados pelo crime definido no artigo 28, da Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 (Lei de Drogas), por adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trouxer consigo até 40 g de Cannabis, ou seis plantas-fêmeas, para uso próprio”.
Para a defesa do deputado, a ideia de Nunes é imputar a ele a “pecha de defensor de bandido”. A campanha de Nunes afirmou que não vai se manifestar sobre a reclamação do rival antes de a Justiça tomar uma decisão sobre o caso.
Além do post no Instagram, Nunes também citou o projeto durante o debate RedeTV!/UOL desta terça (17). No evento, ele afirmou que o partido do rival quer “libertar 42 mil traficantes”, mas Boulos chamou o caso de “fake news” e apontou que ele usa as mesmas estratégias mentirosas do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line