Datafolha: 40% dos eleitores de Boulos não mudam voto; fidelidade a Nunes é de 16%

Atualizado em 20 de setembro de 2024 às 17:21
Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB). Foto: reprodução

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada na última quinta-feira (19), apontou que os eleitores de Guilherme Boulos (PSOL) são os mais comprometidos na corrida à Prefeitura de São Paulo. Segundo o levantamento, 40% dos paulistanos, que pretendem eleger ele, não tendem a mudar o voto, superando Ricardo Nunes (MDB), que registra apenas 16% nesse quesito.

Os dados do estudo encomendado pela TV Globo em parceria com a Folha de S.Paulo mostram que a solidez do voto no pesolista permanece estável em relação à semana anterior. O deputado mantinha os mesmos 40% de eleitores comprometidos, enquanto aqueles classificados como inclinados aumentaram de 49% para 51%. Já os eleitores considerados distantes de Boulos caíram de 12% para 9%, sinalizando um aumento de confiança em sua candidatura.

Por outro lado, Nunes oscilou de 14% de comprometidos para 16%, enquanto 58% de seus eleitores são inclinados, ante 59% na rodada anterior. Aqueles que se dizem distantes do prefeito também variaram pouco, de 27% para 26%.

Além disso, Pablo Marçal (PRTB), que mantém 19% de intenção de votos, registrou um aumento significativo entre os eleitores mais comprometidos. O influenciador viu essa taxa subir de 22% para 30%, enquanto seus eleitores inclinados caíram de 61% para 54%. A parcela de eleitores distantes do ex-coach teve uma leve queda, passando de 17% para 16%.

Nunes, Boulos e Marçal. Foto: reprodução

De modo geral, 22% dos eleitores paulistanos estão comprometidos com seus candidatos, o que representa um pequeno aumento em comparação à semana anterior, quando o índice era de 19%. A maior parte dos entrevistados (56%) foi classificada como inclinada, enquanto 22% foram considerados distantes, em comparação aos 25% registrados anteriormente.

A pesquisa também mediu o grau de motivação dos eleitores para votar nas eleições deste ano. Em uma escala de 0 a 10, a média de motivação dos paulistanos foi de 6, mantendo-se estável em relação às duas últimas rodadas de pesquisa.

Entre os entrevistados, 38% afirmaram estar com muita vontade de votar, um leve aumento em relação aos 36% da semana anterior. Já os eleitores com pouca disposição para ir às urnas somam 25%, uma redução significativa em comparação aos 29% registrados anteriormente.

O Datafolha avaliou o comprometimento dos eleitores por meio de quatro critérios: mencionar espontaneamente o nome do candidato, confirmar sua escolha ao receber uma lista, acreditar que o candidato é a melhor opção e demonstrar alta motivação para votar.

Eleitores que não preencheram ao menos um desses critérios foram classificados como inclinados, enquanto aqueles que não mostraram engajamento ou escolheram seu candidato por falta de alternativa foram considerados distantes.

O levantamento ouviu 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 17 e 19 de setembro. A pesquisa, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o código SP-03842/2024.

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