Na última terça, 24, o guitarrista Eric Clapton deu início à sua turnê no Brasil com um show na Ligga Arena, em Curitiba.
Clapton manifestou seu protesto contra o genocídio israelense em Gaza tocando uma guitarra com a bandeira palestina, como tem feito em outras performances recentes.
Foi durante a música “Before You Accuse Me”, clássico de Bo Diddley, com a participação do guitarrista americano Gary Clark Jr., que abriu a noite. A letra diz o seguinte: “Antes de me acusar, dê uma olhada em você mesmo”.
No final de 2023, Clapton já havia demonstrado seu apoio à causa palestina em um show privado em Londres, quando reverteu a renda do evento à organização Medical Aid For Palestinians, que oferece suporte humanitário em meio aos ataques criminosos de Israel na Faixa de Gaza.
Além disso, lançou o vídeo “Voice of a Child”, que mostra imagens de crianças feridas e protestos contra a ocupação israelense.
Em entrevistas, Clapton criticou abertamente Israel, além de abordar a pressão sofrida por políticos americanos pelo lobby sionista, especialmente do AIPAC (Comitê Americano de Relações Públicas de Israel), para reprimir manifestações pró-Palestina nos Estados Unidos.
O músico também comentou as audiências no Senado, onde reitores de universidades americanas foram questionados sobre o aumento do antissemitismo, o que ele comparou aos julgamentos da Inquisição Espanhola. “Israel está comandando o show. Israel está comandando o mundo”, disse.
Clapton continua sua turnê pelo Brasil, com shows marcados nas seguintes datas: 26 de setembro na Jeunesse Arena, Rio de Janeiro; 28 de setembro no Vibra, São Paulo; 29 de setembro no Allianz Parque, São Paulo.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line