Líder de rejeição: 48% não votariam em Marçal de jeito nenhum, diz Datafolha

Atualizado em 26 de setembro de 2024 às 17:21
O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB), líder de rejeição na capital paulista. Foto: Reprodução

A rejeição a Pablo Marçal (PRTB) cresceu um ponto e chegou a 48%, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (26). Ele lidera a lista, com dez pontos a mais que o segundo colocado, Guilherme Boulos (PSOL), que tem 38%, mesmo número registrado na semana anterior.

O aumento da aversão do eleitorado ao nome do ex-coach ocorre logo após seu assessor, Nahuel Medina, dar um soco em Duda Lima, marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), durante debate promovido pelo Flow Podcast na última terça (23).

Nas últimas seis semanas, o número de eleitores da capital paulista que dizem não votar no ex-coach de jeito nenhum cresceu 18 pontos. Sua taxa de rejeição era de 30% no início de agosto e chegou a subir 6 pontos em uma semana (entre 5 e 12 de setembro).

O candidato do PRTB tem desaprovação maior entre mulheres (53%) do que entre homens (42%). A situação é inversa no caso de Boulos: 46% dos homens não votariam nele de jeito nenhum e 32% das mulheres dizem o mesmo.

Confusão no estúdio do Flow após Pablo Marçal (PRTB) ser expulso de debate e seu assessor agredir marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB). Foto: Reprodução

José Luiz Datena (PSDB), que deu uma cadeirada em Marçal em debate promovido pela TV Cultura no último dia 15, é o terceiro na lista de mais rejeitados, com 36%. Na sequência, aparecem Nunes, com 21%, e Tabata Amaral (PSB), com 16%.

Apesar da taxa de rejeição, o apresentador é o candidato mais conhecido entre eleitores: 97% dos entrevistados pelo Datafolha afirmam que sabem quem ele é. Nunes (93%), Boulos (87%), Marçal (82%) e Tabata (74%) aparecem logo depois.

A pesquisa foi feita entre os dias 24 e 26 de setembro com 1.610 eleitores da capital paulista. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line