Usher, Jay-Z e Jennifer Lopez: os famosos citados no caso Diddy

Atualizado em 26 de setembro de 2024 às 19:33
Sean “Diddy” Combs e sua ex-namorada, a rapper Cassie Ventura, em 2018. Foto: Angela Weiss/AFP

O escândalo recente do rapper americano Sean “Diddy” Combs envolve alguns famosos além dele. Acusado de tráfico sexual, associação ilícita e promoção da prostituição, ele foi preso no último dia 16 e o caso acabou incluindo outras estrelas próximas ao artista e magnata.

Segundo a Promotoria de Nova York (EUA), Diddy “abusou, ameaçou e coagiu mulheres e outras pessoas ao seu redor para satisfazer seus desejos sexuais, proteger sua reputação e ocultar suas ações” durante “décadas”.

Entre os citados no processo está Cassie Ventura, cantora e ex-namorada de Diddy. Ela tinha 19 anos quando conheceu o artista, que tinha 37 anos à época e chefiava a gravadora Bad Boy Records. Eles tiveram um relacionamento a partir de 2018 e a rapper acusou o ex formalmente de agressão sexual em 2023.

Poucos meses depois, em maio de 2024, foi revelado que Diddy agrediu a cantora. O processo sobre o caso acabou sendo resolvido fora dos tribunais, mas outras denúncias de violência sexual surgiram e desencadearam as investigações.

Rodney “Lil Rod” Jones, antigo produtor e cinegrafista de Diddy, entrou com uma ação contra o rapper em fevereiro deste ano. Ele acusa o artista de assediá-lo sexualmente, drogá-lo e ameaçá-lo, além de dizer que o músico estaria “se envolvendo em atividades ilegais sérias”, incluindo tráfico sexual e de drogas.

O ator Cuba Gooding Jr., acusado de assediar antigo produtor de Diddy. Foto: Alec Tabak/AP

Dois meses depois da ação ser protocolada, o produtor também incluiu como réu o ator Cuba Gooding Jr., acusando-o de assédio sexual. Gooding foi acusado de estupro no ano passado, mas o caso foi arquivado após um acordo com a vítima, que não foi identificada.

A rapper Yung Miami, ex-namorada de Diddy e citada com comparsa do artista nos escândalos. Foto: Reprodução

Também ex-namorada de Diddy, a rapper Yung Miami também foi citada no caso. Jones disse que ela seria uma das mulheres “que recebiam uma taxa mensal para trabalhar como profissionais do sexo do Sr. Combs”. A ação ainda relata que a artista alugou um avião para levar drogas ao ex-companheiro.

A prima de Yung Miami, que não foi identificada na ação, também foi acusada de agredi-lo sexualmente em 2022.

A lista de citados ainda inclui o filho de Diddy, Justin Dior Combs; o presidente-executivo do Universal Music Group, Lucian Charles Grainge; a chefe de gabinete de Diddy, Kristina “KK” Khorram; e outras pessoas que não tiveram os nomes divulgados.

O príncipe Harry também foi citado no processo, mas não há nenhuma acusação contra ele, somente a menção ao seu nome como um exemplo de conexões poderosas do rapper.

Jennifer Lopez é ex-namorada de Diddy e terminou com o rapper após sua prisão em 2001. Foto: Marleen Moise/AFP

Além dos artistas citados no processo, há outra estrelas mencionadas pela imprensa americana que possuem ou já tiveram relações com Diddy. Jennifer Lopez, que teve um relacionamento midiático com o rapper entre 1999 e 2001, terminou com ele após a prisão do artista, detido em 2001 por envolvimento em um tiroteio. A cantora americana não se manifestou sobre o caso.

O rapper 50 Cent, inimigo público de Diddy há anos. Foto: Reprodução

O rapper 50 Cent, que tem uma briga pública com Diddy há anos, também foi lembrado pela imprensa americana. Ele chegou a acusá-lo de ter ligações com a morte de Notorious BIG e com o assassinato de TUpac.

No ano passado, 50 Cent anunciou que produziria um documentário sobre as acusações contra Diddy, com o título “Diddy Do It?” (“Diddy fez isso?”, em português).

Amigo de Diddy há mais de duas décadas, Jay-Z não se pronunciou sobre acusações contra o rapper. Foto: David Richard/AP

Jay-Z, que tem uma relação próxima com Diddy há mais de duas décadas, não se manifestou sobre as acusações contra o colega e chegou a ser criticado pela cantora Nicki Minaj e por 50 Cent por suposta omissão no caso.

“Queremos saber se você estava presente durante o abuso de adolescentes e crianças. É isso que queremos saber”, escreveu Nicki Minaj, que já trabalhou com Diddy. Apesar da cobrança, Jay-Z não foi citado em nenhum caso envolvendo o rapper até o momento.

A supermodelo Naomi Campbell, amiga de Diddy, também não se manifestou sobre acusações. Foto: Hollie Adams/Reuters

A supermodelo Naomi Campbell também é amiga de Diddy há anos e chegou a organizar uma festa de aniversário para ele em novembro de 2023. O evento gerou grande repercussão na imprensa americana e teve fotos divulgadas por ela nas redes sociais, que foram apagadas após as acusações de Cassie.

Janet Jackson, que também esteve no evento, também aparecia em fotos da festa. Nenhuma delas se manifestou sobre a prisão de Diddy.

Usher foi apadrinhado por Diddy e já havia falado sobre festas com “orgias” do rapper. Foto: Mark J. Rebilas/Reuters

Descoberto e apadrinhado por Diddy na década de 1990, Usher, que à época tinha 13 anos, chegou a morar com o rapper por um ano. Ele já deu uma série de declarações sobre eventos “sexuais” do rapper, mas não se manifestou sobre os casos após a prisão.

Em 2004, por exemplo, Usher relatou que o rapper o mostrou “coisas doidas”, “declaradamente sexuais”, além de ter presenciado festas com “orgias”. Doze anos depois, em 2016, ele voltou a falar sobre o assunto e afirmou: “Era uma loucura. Havia coisas muito curiosas acontecendo e eu não as percebia”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line