Lula irá ao México para posse de Claudia Sheinbaum e propor novos acordos com o país

Atualizado em 29 de setembro de 2024 às 8:56
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará ao México para participar da posse de Claudia Sheinbaum, nova presidente mexicana – Foto: AFP

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca iniciar negociações com o México para estabelecer novos acordos comerciais. O tema será discutido nesta semana, durante viagem do presidente brasileiro à posse de Claudia Sheinbaum, recém-eleita presidenta do México.

A chanceler mexicana Alícia Barcenas, durante entrevista ao Uol, afirmou que “chegou a hora” de fortalecer o acordo comercial com o Brasil – ela deve assumir uma nova pasta no novo governo mexicano e prevê continuidade nas negociações com o Itamaraty.

Barcenas ressaltou que seu país está interessado em avançar o processo e que o “tema está na agenda.” Nos últimos meses, ambos os países firmaram acordos para abrir mercados em setores específicos. “Temos realizado aberturas importantes para os produtos brasileiros”, destacou a chanceler.

Em 2023, o México isentou temporariamente os impostos de importação de alguns itens da cesta básica até 31 de dezembro de 2024, medida que ajudou no controle da inflação mexicana. Essa ação também aumentou a competitividade dos produtos brasileiros no mercado mexicano, contribuindo para fortalecer as relações comerciais entre os países.

Historicamente, Brasil e México disputaram investimentos de multinacionais, competindo em determinados setores nos mercados estrangeiros. No entanto, o interesse de Lula em promover a integração sul-americana foi dificultado pela vitória de Javier Milei na Argentina, que rejeita os planos do Brasil para a região. Além disso, o impasse político na Venezuela travou a normalização do governo de Nicolas Maduro.

Claudia Sheinbaum, recém-eleita presidente do México, deve receber o presidente Lula na próxima semana – Foto: Reprodução

Nesse contexto, a aproximação comercial com o México surge como uma estratégia geopolítica para o Brasil. A expectativa é que o novo governo mexicano também apoie os projetos de Lula para fortalecer o diálogo latino-americano. O presidente brasileiro embarca neste domingo e, na segunda-feira (30), a ApexBrasil promove um encontro na Cidade do México com cerca de 300 empresários brasileiros e mexicanos.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line