Lula critica ataque israelense no Líbano: “Matança desnecessária” e “chacina”

Atualizado em 30 de setembro de 2024 às 22:18
Lula volta a criticar ataques de Israel ao Líbano durante Fórum Empresarial México-Brasil. Imagem: reprodução.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar os ataques realizados pelo Estado de Israel contra a Faixa de Gaza e o sul do Líbano, durante o Fórum Empresarial México-Brasil, na Cidade do México, nesta segunda-feira (30). O mandatário brasileiro classificou os ataques israelenses como uma “matança desnecessária” e “chacina”.

“A guerra não traz absolutamente nenhum benefício”, destaca o presidente. “Sou contra e condeno o que Israel está fazendo no Líbano agora, atacando e matando pessoas inocentes. Porque só aparecem nos jornais os líderes que eles querem matar, mas as pessoas inocentes que morrem não aparecem. É por isso que eu sou contra a chacina na Faixa de Gaza, porque já morreram mais de 41 mil mulheres e crianças. E depois você vai ter que reconstruir o que levou séculos para ser construído”

Ao criticar a mídia por não dar ênfase suficiente ao que realmente importa, que são as pessoas inocentes sofrendo em meio ao caos instaurado no confronto e que não tem como se defender, ele destaca: “a guerra é a prova da incapacidade civilizatória de um cidadão.”

Ainda nesta segunda, Lula também determinou a realização de voo de repatriação de brasileiros no Líbano. A decisão ocorreu após a pressão realizada pelos brasileiros que vivem no país e estão em meio a intensificação da violência no Líbano, alvo de bombardeios de Israel contra o Hezbollah.