De acordo com uma fonte do governo brasileiro, o problema técnico foi resolvido enquanto o avião ainda estava em voo.
Havia 16 pessoas a bordo, incluindo autoridades, ministros e a tripulação. Entre elas, o chanceler Mauro Vieira, Andrei Galípoli (PF), ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, as senadoras Soraya Vieira Thronicke e Tereza Leitão, além de assessores.
Lula estava na Cidade do México para participar da cerimônia de posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
No aeroporto, o presidente embarcará no avião reserva da Presidência, que sempre acompanha o principal. A previsão é de que ele decole para Brasília logo em seguida.
Atualização: O pouso ocorreu no aeroporto internacional Felipe Ángeles.
— Presidência da República do Brasil (@presidencia.gov.br) October 1, 2024 at 11:23 PM
Uma das possíveis causas do problema técnico, ainda a ser confirmada, é que um pássaro teria colidido com a turbina da aeronave presidencial. Foram quatro horas para o combustível chegar ao nível desejado.
O avião passou por um “tranco” logo após decolar, de acordo com o relato de uma fonte ao DCM. Um ruído pôde ser ouvido.
Em janeiro, o avião presidencial que transportava a equipe de segurança de Lula sofreu uma pane em Campina Grande, na Paraíba, impedindo a decolagem.
Já em 4 de fevereiro, o avião presidencial precisou interromper a decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, durante o retorno de Lula para Brasília.
Até o momento, o governo não confirmou se a aeronave envolvida no incidente desta terça-feira é a mesma que teve problemas anteriormente.