O avião do governo que transportava o presidente Lula apresentou um problema no motor nesta terça-feira (1), segundo fontes do Executivo com conhecimento direto do incidente. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave sofreu um problema técnico e que os procedimentos de segurança foram seguidos de acordo com os protocolos.
A aeronave está sobrevoando a região da Cidade do México, aguardando a queima de combustível necessária para reduzir o peso antes de pousar em segurança no aeroporto da capital mexicana. A bordo estão 16 pessoas, incluindo o presidente Lula. Segundo a FAB, todos os protocolos foram acionados e não há risco imediato aos passageiros.
Fontes do governo indicam que uma das hipóteses para o problema é a colisão de um pássaro com a turbina do avião presidencial, o que teria provocado perda de potência no motor. Contudo, essa informação ainda não foi confirmada oficialmente.
A aeronave é um modelo Airbus A-319, adaptado para viagens presidenciais. Embora o avião tenha a capacidade de alijamento de combustível, que poderia acelerar o processo de retorno ao aeroporto, a opção escolhida pelos pilotos foi manter a segurança máxima, sobrevoando até o consumo ideal de combustível.
Ainda nesta terça-feira, Lula e os demais passageiros trocarão de aeronave para retornar ao Brasil. O segundo avião, que é uma praxe em viagens presidenciais, já estava no México como parte das medidas de segurança.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line