Nos Estados Unidos, 14 estados processaram o TikTok por viciar crianças no país. As ações foram movidas separadamente e alegam que a rede social tem prejudicado e não vem defendendo jovens que usam a plataforma.
Os estados acusam o TikTok de promover conteúdos viciantes de forma intencional, para que crianças permaneçam por muito tempo no aplicativo. Os processos ainda acusam a plataforma de expor os usuários por muito tempo a anúncios.
“Os jovens estão enfrentando problemas de saúde mental por causa de plataformas de mídia social viciantes como o TikTok”, afirmou Letitia James, procuradora-geral de Nova York, à agência de notícias Reuters. Brian Schwalb, procurador-geral de Washington DC, também faz acusação similar.
“A plataforma é perigosa por design, sendo um produto intencionalmente viciante, projetado para deixar os jovens viciados em suas telas”, diz Schwalb. Ele ainda alega que o TikTok utiliza moedas virtuais não licenciadas por meio de transmissões.
Após os processos, o TikTok rebateu as acusações de que não protege crianças na plataforma e alegou: “Oferecemos salvaguardas robustas para adolescentes e pais”. A empresa ainda diz que as ações são “imprecisas e enganosas”, e que ferramentas que limitam o tempo de tela e aumentam a privacidade de jovens.
Veja a lista de estados que processam o TikTok no país:
- Califórnia;
- Carolina do Norte;
- Carolina do Sul;
- Illinois; Kentucky;
- Louisiana;
- Massachusetts;
- Mississippi;
- Nova Jersey;
- Nova York;
- Oregon;
- Vermont;
- Washington;
- District of Columbia (Washington D.C.)
O presidente do país, Joe Biden, sancionou uma lei em 24 de abril que obriga a empresa ByteDance a vender o TikTok no Brasil em até um ano. Caso ela não seja comandada por um empresário americano, será proibida nos Estados Unidos.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line