A prefeita de Tampa, na Flórida, Jane Castor, fez um alerta direto e alarmante aos moradores das áreas afetadas pelo furacão Milton: “Se você escolher ficar em uma das zonas de evacuação, você vai morrer”. A declaração reflete o nível de preocupação das autoridades norte-americanas com o furacão, que pode ser um dos mais devastadores do século na Flórida. Com informações do g1.
Evacuação obrigatória em Tampa
A cidade de Tampa foi dividida em cinco áreas, sendo que a evacuação é obrigatória em duas delas, segundo autoridades locais. A medida visa garantir a segurança da população diante da ameaça do furacão Milton, classificado como “explosivo” pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, em inglês).
O fenômeno se intensificou rapidamente, saindo da categoria 2 para a 5, a mais alta na escala de furacões, em menos de cinco horas na segunda-feira (7).
Furacão Milton se aproxima da Flórida
Nesta terça-feira (8), o furacão avançava sobre o Golfo do México em direção à baía de Tampa, localizada na costa oeste da Flórida, onde é esperado para tocar o solo na quarta-feira (9). A prefeita Castor reforçou o alerta: “Todos na baía de Tampa devem ficar atentos. Será catastrófico para a nossa área”.
O governo local anunciou que a evacuação em Tampa será uma das maiores dos últimos oito anos nos Estados Unidos, desde o furacão Irma, em 2017. O presidente Joe Biden reforçou a urgência do momento e pediu para que os moradores das áreas de risco evacuassem imediatamente:
“Se vocês estão sob ordem de evacuação, vocês devem evacuar agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter evacuado. É uma questão de vida ou morte, e isso não é exagero… É uma questão de vida ou morte”.
Milton é comparado aos piores furacões do século
O furacão Milton, que se formou no Golfo do México, assustou especialistas pela sua rápida intensificação. Apesar de ter perdido um pouco de força e retornado à categoria 4 nesta terça, ele ainda é considerado altamente destrutivo pelo NHC. A previsão é que ele toque o solo na quarta-feira (9), menos de duas semanas após o furacão Helene ter devastado a costa da Flórida, causando enchentes e mortes.
Preparo para a chegada do furacão
Com uma população de mais de 3,3 milhões de pessoas, a área metropolitana de Tampa já iniciou a evacuação. Trechos da rodovia Interstate 75, que liga a região ao norte do estado, ficaram congestionados na segunda-feira, à medida que os moradores tentavam deixar a cidade. Equipes de resgate trabalham para remover os escombros deixados por Helene, enquanto o governo local fecha portos e intensifica as medidas de segurança.
O furacão Milton segue uma trajetória similar à de Helene, e os ventos fortes já começaram a atingir a península de Yucatán, no México, com ondas altas e tempestades previstas para os próximos dias. O presidente Biden, diante da gravidade da situação, cancelou sua viagem à Ásia para acompanhar de perto a resposta ao desastre natural que ameaça a Flórida.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line