Um levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (10), aponta Ricardo Nunes (MDB) à frente na corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo. Segundo a pesquisa, o atual prefeito tem 52,8% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 39%.
O candidato do PSOL, no entanto, teve uma curva de ascendência maior que o adversário, em relação à última pesquisa realizada pelo mesmo instituto no primeiro turno. Na simulação do cenário em 4 de outubro, antevéspera da votação, Boulos tinha 35,3% e agora foi a 39% – um crescimento de 3,7%. Já Nunes saiu de 50,6% para 52,8% – um crescimento de 2,2 pontos percentuais em relação à última projeção do primeiro turno.
A pesquisa também revela que 3,4% dos eleitores não souberam ou não quiseram responder em quem irão votar, enquanto 4,8% afirmaram que votarão em branco ou anularão o voto. Para Boulos, isso significa que ele não apenas precisa convencer os eleitores indecisos, mas também atrair parte dos eleitores que atualmente apoiam Nunes.
Nunes conseguiu angariar uma parte significativa do eleitorado de Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 28,14% dos votos válidos. Por outro lado, Boulos parece ter conquistado o apoio de eleitores de Tabata Amaral (PSB), deputada de centro-esquerda que obteve 9,91% dos votos no primeiro turno.
Outra boa notícia para o candidato de Lula é que Boulos tem um ótimo desempenho na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos dois. Nunes é citado por 35,3% e Boulos por 29% – sendo que 25,3% não sabem ou não responderam.
Rejeição
No quesito rejeição, Boulos lidera: 48,1% dos entrevistados afirmaram que “não votariam nele de jeito nenhum para prefeito de São Paulo”, enquanto 33,1% disseram o mesmo sobre Ricardo Nunes. No entanto, 28,2% dos eleitores afirmaram que poderiam votar em Boulos, e 18,1% manifestaram essa disposição em relação a Nunes.
Quando se trata de votos consolidados, Nunes também está à frente. A pesquisa mostra que 37% dos entrevistados têm certeza de que votarão no atual prefeito, enquanto 31,7% garantem o voto em Boulos.
A pesquisa também indica que Nunes tem vantagem sobre Boulos tanto entre eleitores homens quanto mulheres. Entre os homens, Nunes lidera com 54,2% das intenções de voto, contra 41,5% de Boulos. Entre as mulheres, o atual prefeito supera o deputado com 54,2% contra 36,9%.
O Paraná Pesquisas entrevistou 1,2 mil eleitores na cidade de São Paulo. O instituto informou que a pesquisa tem um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,9 pontos percentuais. A coleta de dados foi realizada entre os dias 7 e 9 de outubro, por meio de entrevistas presenciais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código SP-08049/2024.