A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (10), revelou que 68% dos eleitores de Ricardo Nunes (MDB) não têm convicção no votos, ou seja, afirmam reelegeriam o prefeito de São Paulo por falta de uma opção melhor, enquanto apenas 31% o apoiam por considerá-lo o candidato ideal.
Nunes enfrentará Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno das eleições municipais, que conta com um cenário invertido entre seus eleitores: 56% o veem como o candidato ideal, e 43% afirmam votar nele por falta de outra opção viável.
A pesquisa também abordou o comportamento dos eleitores que apoiaram Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2022. Entre eles, 72% justificam seu voto atual por falta de opção, enquanto 27% afirmam que seu candidato é o ideal.
O ex-presidente, que oficialmente articula pela reeleição de Nunes e indicou o coronel da reserva Ricardo Mello Araújo (PL) como vice na chapa, foi relutante ao longo da campanha em demonstrar um apoio mais incisivo ao atual prefeito. Ele chegou a elogiar o influenciador Pablo Marçal (PRTB), que despertou o interesse de parte da extrema-direita e até de políticos bolsonaristas, como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
No caso dos eleitores do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também apoia Nunes, a tendência é semelhante. Apenas 28% consideram o prefeito o candidato ideal, enquanto 71% declaram votar nele por falta de uma opção melhor.
Entre os eleitores que apoiam o presidente Lula (PT), o cenário é mais equilibrado. Para 54% deles, o candidato que recebem seu voto é considerado ideal, enquanto 45% dizem votar por falta de uma escolha melhor. O presidente indica a eleição de Boulos e foi uma peça importante nas articulações políticas que trouxeram a ex-prefeita Marta Suplicy de volta ao PT para compor a chapa do candidato do PSOL como vice.
Os números do Datafolha mostram um segundo turno ainda mais polarizado e com forte influência de alianças políticas. No primeiro turno, Nunes obteve 29,48% dos votos, Boulos ficou logo atrás, com 29,07%, e Marçal, em terceiro lugar, conquistou 28,14%.
Outros candidatos como Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) somaram percentuais menores: 9,91%, 1,84% e 1,38%, respectivamente.
Em relação ao segundo turno, a pesquisa indica que 57% dos eleitores que apoiam Nunes farão isso porque acreditam que ele é o melhor candidato. Por outro lado, 34% desses eleitores votam no prefeito para evitar a vitória de Boulos. Entre os eleitores de Boulos, a maioria, 70%, afirma que o considera o melhor candidato, enquanto 19% declaram que seu voto é motivado por uma intenção de derrotar Nunes.
A pesquisa Datafolha entrevistou 1.204 eleitores de São Paulo nos dias 8 e 9 de outubro. Encomendada pela Folha e pela TV Globo, o levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o código SP-04306/2024. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line