O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado pela Polícia Federal e foragido na Espanha. O magistrado enviou um ofício com o pedido para o Ministério da Justiça.
O processo tramita sob sigilo. O ministério, comandado por Ricardo Lewandowski, já recebeu a solicitação e encaminhou o ofício para o Ministério das Relações Exteriores (MRE), segundo a coluna de Carla Araújo no UOL.
A extradição envolve processos entre órgãos federais. Com o envio do ofício do STF ao Ministério da Justiça, caberá ao (Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional), subordinado à pasta, analisar a documentação e verificar se o caso condiz com as regras estabelecidas nos tratados internacionais.
Posteriormente, o pedido de extradição é enviado ao MRE, que encaminha a solicitação ao país onde o foragido está. O documento que pede a volta do blogueiro bolsonarista ao país já chegou a diplomatas do governo.
Eustáquio é investigado pela PF por organizar campanha de ataques a delegados que atuam em investigações contra bolsonaristas e acusado de corrupção de menores por utilizar seus filhos menores de idade para propagar fake news sobre os agentes.
A suspensão do X (ex-Twitter) no Brasil tem relação com as investigações contra o blogueiro, já que Moraes determinou o bloqueio de perfis envolvidos nos ataques a delegados e a plataforma se recusou a cumprir as ordens.
O blogueiro já teve a prisão decretada por Moraes em outro processo, em setembro do ano passado, mas conseguiu escapar. Na ocasião, ele estava no Paraguai e conseguiu fugir para a Espanha antes da Interpol, organização internacional que promove a cooperação entre polícias de diferentes países. Uma nova ordem de prisão foi expedida após Eustáquio ser rastreado no país europeu.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line