Datafolha: como votam os paulistanos brancos, pretos e pardos no 2º turno

Atualizado em 17 de outubro de 2024 às 19:41
Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), candidatos à Prefeitura de São Paulo, no debate promovido pela Band no segundo turno. Foto: Reprodução

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, lidera as intenções de voto entre eleitores brancos e pardos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (17). Ele empata tecnicamente com Guilherme Boulos (PSOL), seu rival no segundo turno, entre pessoas pretas.

O emedebista tem 53% das intenções de votos entre brancos contra 33% do candidato do PSOL. Nesse grupo, 13% afirmam que vão votar em branco, nulo ou em nenhum deles, e 1% não soube responder. A margem de erro desse segmento é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Nunes tem 51% entre pardos contra 33% de Boulos. Brancos, nulos ou em nenhum dos candidatos somam 14% e 2% dizem que não sabem. A margem de erro é de dois pontos percentuais nesse estrato do levantamento.

Porcentagem de votos entre paulistanos pardos. Foto: Reprodução

Entre eleitores pretos, os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro, de sete pontos percentuais nesse caso. Nunes tem 40% nesse segmento e Boulos, 38%. Votos brancos, nulos ou em nenhum dos candidatos somam 18% e 4% não sabem. O emedebista oscilou negativamente 13 pontos em relação ao levantamento anterior, divulgado em 10 de outubro.

Nunes e Boulos tiveram oscilações negativas entre o eleitorado preto. Foto: Reprodução

No cenário geral, a diferença entre Nunes e Boulos caiu de 22% para 18%. O prefeito teve uma queda de quatro pontos (de 55% para 51%), enquanto o candidato do PSOL manteve os 33% registrados no levantamento anterior.

A pesquisa foi feita entre os dias 15 e 17 de outubro com 1.204 eleitores paulistados entrevistados pessoalmente.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line