A presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, foi recebida como chefe de Estado na Rússia, com flores, doces locais e até mesmo anunciada na TV russa. A petista está no país para participar da Cúpula do Brics, em Kazan.
O presidente russo, Vladimir Putin, que coordena o Brics em 2024, deixou claro que o objetivo do bloco é o desenvolvimento de novos mecanismos, utilizando o New Development Bank, conhecido como Banco do Brics. Para o russo, a presidente da instituição, Dilma, “tem sido muito profissional e sabe o que fazer”.
Dilma é recebida como Chefe de Estado na Rússia, com flores e doces locais, anunciada na TV russa. A presidenta do Banco dos BRICS é uma das principais responsáveis pelo processo de DESDOLARIZAÇÃO do mundo!!
PRA ISSO QUE FIZ O L
— Thiago dos Reis ?? (@ThiagoResiste) October 21, 2024
Seis anos após sua última gestão à frente do Brics, o Brasil voltará a comandar o grupo a partir de 1º de janeiro do próximo ano, com o objetivo de promover debates sobre temas como a reforma da “governança global” e o desenvolvimento sustentável.
Atualmente composto por dez países, incluindo Brasil, Rússia, China, África do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, o Brics realizará, nesta semana, a sua primeira reunião ampliada.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os chefes de Estado devem discutir temas como a inclusão de “países parceiros”, a crise no Oriente Médio e o fortalecimento da cooperação política e financeira entre os membros do bloco.
Pelas normas de rotatividade, o Brasil deveria ter assumido a presidência do Brics em 2024, mas, devido à presidência do G20, o comando foi adiado para o ano seguinte, com a Rússia assumindo a liderança em 2024.
Vale destacar que, após um acidente doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou sua viagem ao país e participará da Cúpula do Brics de forma remota, por videoconferência. A delegação brasileira será chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.