VÍDEO – Míssil de Israel derruba prédio residencial no Líbano

Atualizado em 22 de outubro de 2024 às 16:52
Prédio desmorona em Beirute, no Líbano, após ser atingido por bombas israelenses. Foto: reprodução

Um prédio residencial foi derrubado pelo exército israelense em Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (22). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um míssil atinge o edifício, que desmorona segundos após o impacto.

O ataque ocorreu no sul da capital, área que tem sido alvo de intensos bombardeios durante a ofensiva israelense na região. Até o momento, as autoridades não confirmaram se há mortos ou feridos no ataque.

Israel, que alega estar em guerra contra o grupo Hezbollah para atacar o Líbano, argumenta que a organização político-militar utiliza estruturas militares em áreas residenciais e hospitais para se defender entre os civis. A mesma tática é usada no genocídio de palestinos na Faixa de Gaza.

Na segunda-feira (21), as Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram ter encontrado um “bunker” sob o hospital Al-Sahel, também localizado em Beirute. Segundo o exército sionista, o local seria um dos esconderijos do ex-líder do Hezbollah, Seyyed Hassan Nasrallah, e estaria abrigando cerca de meio bilhão de dólares. Porém, as FDI não apresentaram provas concretas da existência desse bunker ou dos fundos supostamente escondidos.

Os ataques fazem parte da nova fase da operação israelense, que tem como objetivo destruir infraestruturas e instalações financeiras do Hezbollah.

De acordo com as forças do governo de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro sionista de extrema-direita, essas operações visam enfraquecer a capacidade militar e logística do grupo, que Israel acusa de estar infiltrado em áreas civis, utilizando-as como escudo para suas atividades.

Na última segunda-feira, o Líbano sofreu o dia mais mortal desde o início dos bombardeios. Ao menos 63 pessoas perderam a vida em ataques israelenses, o maior número de mortes registradas em um único dia desde 30 de setembro, conforme uma contagem da CNN baseada em dados do Ministério da Saúde libanês. O mesmo dia também contabilizou 234 feridos, marcando o maior número de feridos em um dia desde 29 de setembro.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line