Quaest: Boulos e Nunes empatam entre as vítimas do apagão

Atualizado em 23 de outubro de 2024 às 21:33
Ricardo Nunes e Guilherme Boulos. Foto: Divulgação

Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (23), revela um cenário de intensa disputa entre os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL) entre os eleitores que enfrentaram problemas de falta de luz nas últimas semanas.

Os dados mostram que o atual prefeito possui 40% das intenções de voto, enquanto o deputado alcança 39%. A margem de erro para este recorte é de 5 pontos percentuais.

Entre os eleitores que relataram ter enfrentado falta de luz, os resultados mostram que Ricardo Nunes (MDB) alcança 40% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) está com 39%. Os indecisos representam 2% e aqueles que pretendem votar em branco, nulo ou não vão votar somam 19%.

Por outro lado, entre os eleitores que não enfrentaram problemas de energia, a situação é diferente, com Ricardo Nunes (MDB) atingindo 45% das intenções de voto, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) registra 33%. Os indecisos somam 3%, e aqueles que planejam votar em branco, nulo ou não vão votar representam 19%.

A pesquisa também revelou que 28% dos eleitores enfrentaram problemas de falta de luz nas últimas duas semanas, enquanto 72% afirmaram não ter sido afetados.

Gráfico de Intenção de voto x problema de falta de luz. Fonte: Quaest

A pesquisa também explorou a percepção da população sobre a responsabilidade pelas quedas de energia na cidade de São Paulo. Os resultados indicam que 61% dos entrevistados apontam a Enel como a principal culpada, enquanto 10% responsabilizam o governo municipal, 9% o governo federal e 6% o governo estadual.

Outros 3% atribuíram a culpa a diferentes fatores, 4% afirmaram que não há culpado ou que o clima é o responsável, e 7% não souberam ou não responderam à pergunta. A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, foi apontada pela maioria como a principal culpada pelos apagões.

A pesquisa também trouxe dados sobre o possível 2º turno das eleições municipais. Nunes aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Boulos possui 35%. Comparando com o levantamento anterior, Nunes oscilou de 45% para 44%, enquanto Boulos subiu de 33% para 35%.

Os resultados da pesquisa estimulada mostram que Ricardo Nunes (MDB) possui 44% das intenções de voto, uma leve queda em relação aos 45% registrados anteriormente. Guilherme Boulos (PSOL) subiu para 35%, comparado aos 33% da pesquisa anterior. O percentual de votos em branco, nulo ou que não vão votar permaneceu estável em 19%, enquanto o número de indecisos caiu de 3% para 2%.

A pesquisa foi realizada de forma presencial com 1.200 pessoas, a partir dos 16 anos, em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de outubro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo TSE: SP-06257/2024, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line