Durante a cúpula dos Brics, o presidente russo Vladmir Putin aproveitou para passar uma mensagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Nicolás Maduro, conforme revelado por Putin nesta quinta-feira (24).
O presidente brasileiro não pôde participar do encontro em Kazan devido a um acidente doméstico, enquanto Maduro chegou ao evento na última terça-feira (22) a convite de Putin.
“Lula pediu para que eu dissesse algumas palavras ao presidente da Venezuela durante nossa conversa telefônica. Espero que a situação [entre os dois países] se normalize”, afirmou Putin, sem entrar em detalhes sobre o conteúdo da conversa.
Putin diz que repassou recado de Lula para Maduro e que discorda da posição do Brasil sobre a Venezuela.
“Eu conheço o presidente Lula como uma pessoa muito honesta e decente e com certeza ele abordará a situação de maneira objetiva”, afirmou o líder russo.
Vladimir Putin… pic.twitter.com/y3T5AEMT9A
— Metrópoles (@Metropoles) October 24, 2024
A relação entre Lula e Maduro tem sido tensa desde as eleições presidenciais na Venezuela em julho deste ano, que não foram reconhecidas pelo governo brasileiro, embora o Brasil busque atuar como intermediário entre o regime venezuelano e países que questionam a legitimidade do pleito.
Putin também comentou que a Rússia discorda da posição do Brasil em relação à Venezuela, mas expressou confiança de que Lula lidará com a situação de forma “objetiva”. “Conheço o presidente Lula como uma pessoa honesta e decente, e acredito que ele abordará a questão de maneira adequada”, afirmou o líder russo.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line