Em ação coordenada com os EUA, Israel realiza ataque aéreo contra o Irã

Atualizado em 26 de outubro de 2024 às 2:35
Irã lançou mísseis balísticos contra Israel no início de outubro. Foto: Divulgação

Na madrugada deste sábado (26) pelo horário local — ainda noite de sexta-feira (25) no Brasil —, Israel lançou um ataque aéreo sobre Teerã, capital do Irã, em resposta a um suposto aumento nas ameaças de segurança. Segundo as Forças de Defesa de Israel, a operação visou “alvos militares precisos”.

Explosões foram ouvidas na cidade, e a mídia iraniana relata que autoridades de inteligência estão investigando a ação. Israel afirma que os ataques vêm após diversas ofensivas indiretas que acredita serem coordenadas pelo Irã desde o último dia 7 de outubro, data em que o grupo Hamas realizou um ataque massivo ao território israelense.

Israel também apontou como motivação um lançamento de 200 mísseis que teriam sido disparados pelo Irã em 1º de outubro, supostamente em retaliação a mortes de aliados de Teerã, como Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah. Os ataques da madrugada marcam uma escalada na tensão entre os países.

O presidente dos EUA, Joe Biden, teria aconselhado Israel a evitar locais estratégicos no Irã, como instalações nucleares e petrolíferas. Segundo fontes norte-americanas, o ataque israelense foi preparado em coordenação com os EUA.

Além disso, explosões foram relatadas em Damasco, Síria, na mesma madrugada, embora os alvos exatos na região ainda sejam desconhecidos. As tensões entre Israel e Irã vêm se intensificando há meses, com o Irã prometendo retaliações após várias mortes de seus aliados em operações ligadas a Israel.

Em setembro, o Irã jurou vingar a morte de Hassan Nasrallah e Abbas Nilforoushan, membros importantes do Hezbollah e da Guarda Revolucionária Iraniana, mortos em bombardeios em Beirute. Em resposta ao ataque, Israel afirmou que suas “capacidades defensivas e ofensivas estão plenamente mobilizadas” e que o governo “fará o necessário para defender o povo de Israel”.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line