Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, pediu para que brasileiros “parem de falar mal” do país e afirmou que o Brasil precisa de uma postura de união e valorização na discussão ambiental e agrícola. Ela avalia que a postura dificulta “negociações”.
“Parem de falar mal do Brasil. Vamos para terapia antes de ir para o mundo. Recomendo isso porque é muito complexo negociar com brasileiros falando mal do seu próprio país”, afirmou a ex-ministra. Ela foi titular do Meio Ambiente entre 2010 e 2016, nos governos de Lula e de Dilma Rousseff.
Atualmente copresidente do International Resource Panel da ONU e conselheira emérita do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, Teixeira avalia que a união nacional é essencial para a imagem do Brasil no exterior.
A ex-ministra também afirmou que o debate sobre a crise climática envolve desenvolvimento econômico e que o Brasil tem um papel relevante no cenário Global.
“Falta ambição climática e falta o setor privado estar na sala discutindo o que interessa. Portanto, deve-se romper as bolhas de domínio de certos pensamentos que acham que a crise climática é uma prerrogativa da área ambiental. Não é. Há muito deixou de ser”, prosseguiu.
Para Teixeira, a agricultura deve garantir a segurança ambiental e se afastar da polarização. Ela avalia que o setor tem que assegurar a estabilidade climática e unificar uma narrativa que reforce a importância da atividade para o futuro do mundo.
As declarações foram dadas durante painel da Lide Brazil Conference London, evento promovido pelo grupo Lide, o portal UOL e o jornal Folha de S.Paulo com políticos, empresários e investidores brasileiros e britânicos.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line