Mais de 4 milhões de brasileiros se inscreveram para a edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que pode garantir matrícula em universidades públicas ou bolsas em faculdades privadas. Mas, para atingirem as sonhadas notas altas, os estudantes precisaram responder questões complexas na prova de linguagem, tendo como tema, entre as 10 perguntas mais difíceis, temas como xilogravura e empirismo. Veja quais são, segundo professores no G1:
1- Esculturas de cabeças femininas
“A questão relaciona duas produções estéticas muito separadas no tempo: uma mais ou menos em 2.700 a.C. e outra bem mais moderna […] A obra de Modigliani estava querendo se posicionar contra padrões estéticos ligados ao Classicismo. Então, ele explora o que chamavam de ‘primitivismo’: resgata certas formas primitivas de produção estética para validá-las e ir contra as ideias de sofisticação do Classicismo”.
Paulo Oliveira, professor de literatura do Curso Anglo
Resposta: D
2- Empirismo
“Na minha opinião, seria a questão mais difícil do Enem. Não é tão fácil ver a distinção dos dois textos de apoio”.
Felipe Leal, professor de filosofia do Anglo.
Resposta: A
3- Xilogravura
“A questão exige do leitor um cuidado na análise pela complexidade interdisciplinar. A conexão entre técnica, cultura popular e história torna a escolha da alternativa correta desafiadora e dificulta a identificação clara de uma única resposta”.
Natanael Soares de Barros e Fabiana Vascon, coordenadores pedagógicos do Poliedro Colégio
Resposta: D
4- Conselho de Segurança da ONU
“[Os alunos] ficaram muito em dúvida sobre as ideias de equilíbrio estratégico e de perspectiva de multipolaridade”.
Alexandre Groth, de geografia da Plataforma Professor Ferretto
Resposta: B
5- Caetano Veloso
Nessa questão, segundo Eduardo Calbucci, professor do Anglo, as alternativas confundem os estudantes, uma vez as respostas “A – intertextualidade” e “C – reiteração” podem ser consideradas corretas. Calbucci acredita que o Inep possa anular a questão.
Resposta: A ou C
6- Rita Lee
“O candidato precisava ter segurança a respeito do que significa ’empatia’, que é a atitude de se colocar no lugar do outro, de modo a ampliar sua perspectiva de mundo e de vida”.
Paulo Oliveira, professor de literatura do Curso Anglo
Resposta: C
7- “A Culpa é das Estrelas”
“A questão utilizava um trecho do livro ‘A Culpa é das Estrelas’ em que há uma reflexão sobre a brevidade da vida. O candidato poderia se confundir entre as alternativas ‘b’ (finitude humana) ‘d’ (pressuposição existencial). Seria necessário ter algum conhecimento prévio de filosofia”.
Rafael Lancelloti, professor do Cursinho da Poli
Resposta: B
8- Shopping center e “redes”
“É uma questão que fala sobre ‘espacialidade’ e que está relacionada não só à geografia, mas também à sociologia”.
Vagner Augusto, professor do Anglo
Resposta: E
9- “Esaú e Jacó”
“O candidato deveria perceber que a personagem Flora invejava a princesa imperial. Precisaria reparar em como o poder da imperatriz estaria mais ligado à sua subjetividade do que a uma administração racional e impessoal do estado […] É Machado de Assis ironizando a alienação da elite”.
Paulo Oliveira, professor de literatura do Curso Anglo
10- Dominação cultural
“Foi a questão que talvez tenha gerado maior dificuldade para os alunos pela forma como foi apresentada e pelo perfil das alternativas”
Renê Araújo, professor do Anglo
Resposta: D
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line