A apuração dos votos nas eleições dos Estados Unidos, diferentemente do Brasil, podem demorar dias por conta da contagem feita estado por estado. Alguns eleitores optam por depositar suas cédulas antecipadamente em zonas eleitorais ou enviar por correio.
O país possui seis fusos horários diferentes e as urnas começam a fechar às 20h (horário de Brasília) desta terça (5). Logo após o encerramento, seis estados, incluindo a Geórgia (um dos decisivos), iniciam a apuração. Trinta minutos depois, outros três estados, incluindo o estado-pêndulo da Carolina do Norte, começam a contagem.
Às 21h, as urnas da Pensilvânia, tida como “joia da Coroa” na disputa, e de outros 16 estados fecham e começam a deixar a eleição acirrada. Os primeiros resultados estão previstos para sair às 22h.
Os dois estados decisivos do Meio Oeste americano, Michigan e Wisconsin, fecham as urnas entre 22h e 23h, mesmo horário em que a apuração dos votos no Arizona, estado-chave, se inicia. O último estado-pêndulo a encerrar a votação é Nevada, que fecha as urnas à meia-noite de quarta (6).
Em eleições anteriores, o comum era apontar o vencedor por volta de 1h de quarta, quando as urnas fecham na Califórnia. Numa eleição acirrada, como deve ser a de Donald Trump contra Kamala Harris, o anúncio do resultado pode levar dias.
Na disputa de 2020, entre Trump e Joe Biden, o atual mandatário do país, Pensilvânia e Nevada só anunciaram seus vencedores quatro dias depois da eleição, enquanto a imprensa levou mais de uma semana para anunciar um nome no Arizona.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line