Por que Trump é apoiado por brasileiros nos EUA mesmo sendo anti-imigrantes

Atualizado em 5 de novembro de 2024 às 17:15
O ex-presidente Donald Trump com camisa da seleção brasileira, recebida de presente de Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Conhecido por seu discurso contra imigrantes, o ex-presidente e candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump tem ganhado o favoritismo de brasileiros que vivem e votam no país. A maioria das pessoas nascidas no Brasil costuma apoiar o Partido Democrata, mas o apoio ao republicano quase dobrou desde 2016, segundo Mauricio Moura, fundador do instituto de pesquisa Ideia.

“A cada eleição vemos um aumento do número de eleitores republicanos. Nos três ciclos eleitorais, Trump avançou no percentual de brasileiros dizendo que iam votar nele. Desde 2016, ele praticamente dobrou sua intenção nesse grupo”, afirmou ao jornal alemão Deutsche Welle.

Para ele, o discurso de Trump contra os imigrantes “ilegais” ganha apoio entre os cidadãos que possuem dupla cidadania, apesar da defesa de pautas antiestrangeiros.

Há 2 milhões de brasileiros nos Estados Unidos, sendo cerca de 103 mil deles eleitores com dupla cidadania. Segundo pesquisa Ideia realizada entre os dias 6 e 12 de outubro com 802 pessoas, 60% deles afirmam que vão votar em Kamala Harris, enquanto 35% preferem o republicano.

Brasileira viralizou nas redes após encontro com Trump em agenda de campanha do republicano em McDonald’s. Foto: Reprodução

Alguns brasileiros que vivem no país alegam que só conseguiram conseguir documentos como carteira de motorista durante a gestão de Trump. Outros alegam que são contrários à chamada “agenda woke”, seguindo a narrativa da extrema-direita, e elogiam algumas medidas do republicano na economia, como aumentar impostos sobre a importação de produtos da China.

Lidia Souza, que mora nos Estados Unidos há 27 anos e trabalha em uma instituição que ajuda imigrantes em Massachusetts, avalia que estrangeiros “passam a ser republicanos ferrenhos” após conseguirem documentos no país.

A mudança no voto também é observada em outras comunidades de imigrantes. No caso dos brasileiros, não houve nenhum tipo de propaganda direcionada, já que a maioria deles vive em Massachusetts, Nova York, Nova Jersey e na Flórida, estados que não costumam ser decisivos na disputa.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line