Trump trata latinos como “trabalhadores” e Kamala vê “grupo identitário”, diz analista

Atualizado em 6 de novembro de 2024 às 14:29
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e Kamala Harris, atual vice-presidente do país. Foto: AFP

O presidente eleito Donald Trump tratou eleitores latinos como “trabalhadores”, enquanto Kamala Harris via os estrangeiros “como um grupo identitário”, segundo Chuck Todd, analista político da rede de TV americana NBC News. Ele afirma que se surpreendeu com o apoio dessa parcela do eleitorado.

“O interessante é que o Partido Republicano tratou da mesma forma que abordaram os eleitores brancos da classe trabalhadora. Eles os cortejaram da mesma forma. O Partido Democrata gastou muito tempo os tratando como um grupo identitário”, afirmou.

Todd ponta que o Partido Democrata se dividiu sobre a forma de tratar os latinos e não conseguiu se comunicar com os eleitores. “Acho que estamos começando a ver uma espécie de coalizão da classe trabalhadora se desviando para a direita”, prosseguiu.

As declarações foram dadas em um painel de discussão entre jornalistas e comentaristas durante a apuração dos votos nesta terça (5). Todd afirmou que o apoio latino a Trump foi “a grande notícia da noite”.

O analista político Chuck Todd na NBC News. Foto: Reprodução

O avanço do republicano entre eleitorados que tendiam aos democratas nas últimas disputas foi decisivo. Segundo pesquisa realizada pela CNN, a grande diferença desta eleição para outras foi que Trump recebeu mais votos de homens latinos.

Os latinos representaram cerca de 12% do eleitorado neste ano e levantamentos recentes ainda apontam que Trump avançou entre homens negros. Esses grupos foram decisivos para cravar sua vantagem em estados-pêndulo, como Pensilvânia e Arizona.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line