O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (7) que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa “pensar como um habitante do planeta Terra”.
“Eu acredito que o presidente Trump precisa pensar como um habitante do planeta Terra. E se ele pensa como o governante do país mais importante, mais rico do mundo, que tem mais tecnologia e que é melhor preparado do ponto de vista bélico, ele tem de ter a noção de que vive no mesmo planeta que eu estou”, afirmou o petista durante entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN International.
A declaração ocorreu após a jornalista lembrar que o republicano retirou os EUA do Acordo de Paris em seu primeiro mandato, em 2016.
“Todos nós temos que nos responsabilizar pela preservação deste planeta”, disse Lula. “Nós precisamos garantir que o planeta não sofra com um aquecimento maior do que 1,6 graus. Nós precisamos garantir que os rios continuem saudáveis, com águas limpas. E nós precisamos garantir que os biomas de todos os países sejam preservados”, acrescentou.
Trump sempre negou o aquecimento global e as consequências das mudanças climáticas para o planeta.
“Esse é um compromisso que eu tenho, não somente como presidente do Brasil, mas como ser humano que mora em um planeta chamado Terra, e que não existe outro lugar para morar, somente a Terra”, declarou Lula.
Exclusive: Brazil’s President @LulaOficial reacts to President Trump’s re-election, urging him to protect the climate: “He has to think as an inhabitant of the planet Earth,” Lula tells me. “There is no other place to live.”
Our full interview airs Friday on @cnni and @PBS pic.twitter.com/AImDZhHQ0t
— Christiane Amanpour (@amanpour) November 7, 2024