Lula decreta GLO no Rio para garantir segurança durante o G20

Atualizado em 8 de novembro de 2024 às 22:35
O presidente Lula durante coletiva de imprensa depois da Cúpula do G20, na Índia, em 2023 Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Rio de Janeiro para assegurar a segurança durante a cúpula do G20, que ocorrerá na cidade nos dias 18 e 19 de novembro e deverá reunir representantes de 55 países e organizações internacionais.

A decisão foi oficializada em uma edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (8). A operação, que concede aos militares das Forças Armadas poderes de polícia, será realizada de 14 a 24 de novembro.

Ao longo de 2024, o Rio de Janeiro foi alvo de diversas polêmicas relacionadas à segurança na cidade. Um ranking do site Numbeo.com, especializado em coletar dados sobre cidades e países ao redor do mundo, apontou o Rio de Janeiro como a cidade mais perigosa do Brasil e a sétima mais perigosa do mundo. A lista considera indicadores de criminalidade e segurança.

Entre os confirmados para a cúpula do G20 no Brasil estão o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, líderes das duas maiores potências econômicas, que terão agendas no Brasil antes e depois da cúpula.

A ausência mais destacada será a do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que decidiu não comparecer após um pedido de cumprimento do mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line