A melhor cobertura da viagem de Michel Temer à Rússia foi feita pelo jornalista Sandro Fernandes no Twitter.
Aliás, não sei se “melhor” é a palavra. Fiquemos com a cobertura mais honesta.
Oficialmente, Temer teve encontros para assinar acordos bilaterais, foi ao balé com Vladimir Putin, deu declarações sobre a nossa “recuperação financeira”, propôs estreitamento de laços.
Tudo para verder carne do Joesley.
Houve até uma conversa sobre “cooperação anticorrupção”, algo que “deve ter como objetivo a obtenção de resultados concretos”, seja lá o que isso signifique.
Ao longo dos últimos dias, em sua timeline, Sandro retratou a realidade longe dos salões: um governante isolado, um pateta errante, carregando para o exterior o desprezo e a ilegitimidade de casa.
A turnê de Michel Temer é um passeio ao acaso. Ponto alto foi um pedido do primeiro ministro Medvedev para o Brasil apoiar a candidatura de São Petersburgo a sede da Expo 25.
Temer apenas levou para passear em Moscou seu nanismo moral.
Eis suas aventuras na Rússia, numa seleção de postagens de Sandro Fernandes:
. Temer foi recebido no aeroporto por um vice-ministro, cargo de segundo escalão aqui na Rússia.
. Durante cerimônia protocolar em q Temer colocou flores no Túmulo d Soldado Desconhecido, alguém gritou Fora Temer, do lado de fora do jardim.
. O Fora Temer durante a cerimônia em Moscou deve ter vindo de algum turista brasileiro que passava pelo local.
. Ontem, a Embaixada do Brasil em Moscou organizou um coquetel para Temer. Apenas metade das pessoas convidadas compareceu.
. ”Nunca vi um presidente tão desprestigiado”, ouvi de um pessoa que estava no coquetel de Temer.
. Durante o coquetel na Embaixada do Brasil em Moscou, Temer vagava sozinho pela embaixada, tentando se aproximar das rodinhas.
. Nesse tipo de evento, falar com o presidente requer mta paciência. Ontem, Temer era quem tentava puxar assunto c as pessoas.
. Conversei c pessoas q estiveram em eventos parecidos c FHC, Lula e Dilma. Ninguém nunca viu o constrangimento e desprestígio q viram c Temer.
. Essas histórias do desprestígio do Temer estão me dando pena, gente. Pena de mim. E de nós.