Há uma maneira infalível: veja o que as mulheres querem.
O texto abaixo é uma condensação de um artigo da revista Scientific American. O Diário o publica dentro de sua crença de que incentivar o uso de bicicletas é vital, sobretudo nas grandes cidades como São Paulo.
Levar as pessoas para fora dos carros e rumo às bicicletas, uma forma muito mais sustentável de transporte, é um desafio que há muito tempo vem irritando planejadores urbanos ambientalmente conscientes. Apesar do aumento de ciclovias pintadas nas ruas e das “vias verdes” sem automóvel, a percentagem de pessoas que usam bicicletas para o transporte ainda é inferior a 2%, com base em vários estudos. Um conjunto de novas pesquisas sugere que uma forma de elevar o número de ciclistas seria mediante a pergunta perene: o que as mulheres querem?
Nos EUA, homens de bicicleta superam mulheres em pelo menos dois por um. Esta relação está em contraste marcante com o ciclismo em países europeus, onde a bicicleta faz parte do estilo de vida e atrai mulheres tanto quanto homens, e às vezes mais. Na Holanda, onde um quarto do transporte urbano é feito de bicicleta, 55% dos pilotos são mulheres.
“Se você quer saber se um ambiente urbano é favorável ao ciclismo, pode esquecer todas as medições tradicionais e apenas observar a proporção de ciclistas do sexo feminino “, diz Jan Garrard, professor da Universidade Deakin, em Melbourne, Austrália , e autor de vários estudos sobre o uso de bicicletas.
As mulheres são consideradas uma espécie de indicadores por diversas razões. A maior delas é que os estudos mostram que elas são mais avessos ao risco do que os homens. Na arena de ciclismo, isso se traduz na demanda por infraestrutura que eleva a segurança dos ciclistas como um pré-requisito para aderir à bicicleta.
Algumas cidades americanas estão começando a implementar uma “segunda onda” de estratégias destinadas a ampliar a adesão ao ciclismo. Em Portland, uma cidade já conhecida por seu ciclismo urbano, um programa chamado “Mulheres em Bikes” incluiu cuidados como facilitar o conserto de pneu furado. A cidade também está construindo o seu primeiro ciclovia de estilo europeu, separada de carros e pedestres. Em vários estados americanos, programas financiados pelo governo federal ou estadual estão criando ciclovias específicas para estudantes, para reduzir o número de pais que têm que levar a criançada para a escola de carro.
Em Nova York, houve nos últimos tempos progressos consideráveis. O avanço está conectado a uma coisa óbvia. O comando do Departamento de Tráfego foi entregue a uma mulher ciclista. Prestar atenção nas mulheres é a fórmula mais eficiente para promover o uso de bicicletas nas cidades.