Gabriel Perline do site Notícias da TV informa que, embora soe contraditório justamente por estar no ar na principal novela da Globo, a atriz Maria Luísa Mendonça rompeu com a emissora há 13 anos. Ela optou por não renovar seu contrato de longa duração para poder aceitar convites para atuar em produções da TV paga. “Rompi com a Globo há mais de dez anos e estou muito feliz”, celebra a Karen de Segundo Sol.
“Fiz isso conscientemente. Estou lá [na Globo] neste momento, mas daqui a pouco estarei em outro lugar. Não vou julgar ninguém que está ali para sustentar os seus filhos. Mas isso é uma escolha que, num determinado momento da sua vida, é possível fazer. Isso é uma democracia, uma liberdade de escolha e não um aprisionamento”, avalia.
Maria Luísa atua na TV desde os 23 anos e estreou logo com um personagem polêmico, a hermafrodita Buba da novela Renascer (1993), papel que a marcou por muitos anos. Embora defenda o livre trânsito por outras empresas, a única emissora aberta em que ela trabalhou foi a Globo. Fora dela, somente produções na TV paga.
O passo rumo à independência foi ousado. Trocou a estabilidade por um papel em Mandrake (2005), primeira série feita pela HBO no Brasil. A produção fez tanto sucesso, com direito a indicações ao Emmy Internacional, que levou a gigante norte-americana a ampliar seu investimento em obras originais nacionais.