De acordo com o Notícias da TV, a atriz Maria Ceiça, que começou a carreira televisiva na Globo e fez várias novelas nos anos 1990, voltou a trabalhar para a emissora. Ela gravou recentemente um episódio da terceira temporada de Sob Pressão, seu primeiro trabalho na Globo desde Uga Uga (2000). Nesse meio tempo, a profissional de 53 anos teve contrato com a Record durante uma década, mas se chateou com a emissora pela falta de oportunidades.
“Os Dez Mandamentos [2015] foi a última novela que eu fiz lá. Eu já estava há muito tempo contratada sem trabalhar. Com isso, minha insatisfação e minha tristeza foram aumentando muito. Nos últimos cinco anos [entre 2010 e 2015], eu não tinha feito nada. Para o ator não é satisfatório, a autoestima cai muito. Diziam que não tinha personagem, que não tinha nada na novela que ia entrar. Quando veio o investimento nas novelas bíblicas, também não estive [nos elencos]”, lembra.
“O papel foi uma questão de reivindicar a representatividade negra. Pedi várias reuniões lá dentro e consegui fazer. Mas eu queria muito mais e aconteceu pouco, sinceramente. Nos primeiros 20 capítulos eu fiquei muito triste, porque não aparecia nada da Naila”, confessa.
“E então acabou a novela e eu não tinha mais o que fazer, o contrato estaria acabando também. Eu não tinha muita motivação e não fiz nenhum esforço [para seguir na Record], estava muito triste. Não teve briga, tenho muita gratidão pelo período em que estive lá contratada, fiz trabalhos bacanas, mas acho que é um processo de buscar outros voos”, explica.