Lula é o amálgama para unir as esquerdas e os democratas sociais na luta por uma sociedade melhor. Por Afrânio Silva Jardim

Atualizado em 27 de abril de 2019 às 8:45

 

Lula

Esta entrevista (vídeo parcial) já justifica o que abaixo escrevi. Gosto de Lula, tenho afeição por ele.

Como socialista que sou, nunca gostei do chamado “culto à personalidade”.

Acredito que não seja o homem que faz a história, mas sim que a história é que faz o homem que pode precipitar a história.

Por outro lado, as verdadeiras democracias sociais e econômicas jamais serão produtos de condutas individuais, mas sim de uma classe social que consiga forjar uma sociedade sem classes sociais, uma sociedade justa, em que todos tenham possibilidade de ter uma vida digna.

Julgo que o ex-presidente Lula não seja “marxista” e que não deseje acirrar a chamada “luta de classes”. Com senso de oportunidade e com senso de equilíbrio político, sabe que não estão presentes as chamadas condições objetivas para um avanço social através de rupturas.

Lula é um sábio pacificador e sabe que a verdadeira democracia política é um passo necessário para, no futuro, termos uma efetiva justiça social em nosso país, com uma nova ordem econômica, política e jurídica.

Lula pretende fazer mais do que já fez no passado: continuar distribuindo a renda nacional, melhorar a saúde pública e ampliar o ensino público, de qualidade e crítico.

Por isso, e muito mais, passei a depositar neste homem, diferente e solidário, quase que todas as minhas esperanças de ainda ver o meu país com melhores valores.

No momento, Lula e tudo o mais que ele representa são as condições necessárias para que barremos o fascismo que entra em nosso meio, chegando a contaminar parte expressiva de nossa juventude.

A situação é tão grave que acho importante esquecer as ambições políticas pessoais, embora legitimas, os interesses partidários e os dogmatismos ideológicos.

Lula é o amálgama que deve unir as esquerdas e os democratas sociais na luta por uma sociedade melhor.

Pensando nos meus netos, quero, ao deixar a vida, ter uma sociedade melhor do que aquela encontrei ao nascer em tempos longínquos.

Lula vem aí !! Hoje, tenho o ex-presidente como um dos meus principais ídolos.

Vejam este outro vídeo (mais uma parte da entrevista)

https://brasil.elpais.com/…/26/videos/1556288358_493826.html

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-lula-o-golp…/

.x.x.x.

Afranio Silva Jardim, professor associado de Direito Processual Penal da Uerj