O prefeito de Guaratinguetá, Marcus Soliva do PSB, fez um post absurdo em sua página no Facebook:
GUARATINGUETÁ SERÁ PRIMEIRA CIDADE A FAZER TRATAMENTO DOMICILIAR COM HIDROXICLOROQUINA
Com bases em estudos, para tratar pacientes ainda na fase viral (primeira fase) contaminados pelo Coronavírus, a Hidroxicloroquina, Azitromicina e Sulfato de Zinco são eficientes diante de análise e acompanhamento médico.
Diante disso, nossa Secretaria de Saúde está iniciando um novo protocolo tratando os pacientes com esses medicamentos em domicílio (pacientes na primeira fase do virus) evitando a ida aos hospitais, já que o tratamento pode ser feito em casa por um profissional da Rede de Saúde Pública.
Diante da dificuldade de encontrar os remédios no mercado, foi então que recebemos uma ótima notícia da rede farmacêutica Mega Farma: uma doação de MIL comprimidos do medicamento azitromicina para podermos iniciar o tratamento nos pacientes. Também vamos receber a hidroxicoloroquina nos próximos dias. Quero agradecer a Mega Farma, ao Pedro e a Renata que são proprietários da farmácia, por essa grande contribuição para Guaratinguetá.
Esse gesto nobre irá contribuir muito para salvarmos vidas!
Soliva defende um medicamento endossado pelo presidente Jair Bolsonaro que não tem eficácia comprovada contra o coronavírus e que pode matar pacientes com problemas cardíacos em casa.