VÍDEO: Sindicato das escolas particulares do Rio defende volta às aulas e é criticado por especialistas

Atualizado em 28 de julho de 2020 às 11:57

Especialistas repudiaram um vídeo institucional divulgado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro (Sinepe-Rio) virou centro de uma polêmica no setor educacional nesta segunda (27).

Sob o mote ‘o Sol tem que voltar a brilhar’, o material feito pela entidade representante das escolas particulares da capital defende a volta às aulas e questiona a eficácia do distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela comunidade científica internacional e adotado em todo mundo, dizendo que ele não é ‘científico’.

Ao Globo, o médico e pesquisador do Instituto de Medicina Social da Uerj, Mario Robeto Dal Poz repudiou o vídeo: ‘Eles ignoraram os esforços que todo o mundo está fazendo para conter a pandemia. Esse vídeo é equivalente a fake news, porque ele parte da inverdade, transmite informação falsa. Merece repulsa das comunidades científica e acadêmica.’, afirmou.

O biofísico e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) Jerson Lima Silva, também criticou a conduta da entidade, dizendo que a instituição deve se desculpar: ‘Claro que a gente sabe de toda a situação econômica, e, quando a gente fala da educação, há problemas que têm que ser enfrentados. Mas pela ciência, e não pela anticiência. Muito menos negando o que já é mais do que sabido. Todos os países que fizeram isolamento estão em uma curva descendente. O sindicato deve pedir desculpas à sociedade.’

Assista abaixo:

https://www.facebook.com/mariadagraca.chagas/videos/3332085280163563/