Trump é o 5º presidente dos EUA em 100 anos a perder reeleição

Atualizado em 7 de novembro de 2020 às 14:11
Trump

Originalmente publicado em OPERA MUNDI

Com a definição do novo comandante da Casa Branca, o republicano Donald Trump se tornou o 5º presidente dos Estados Unidos a não ser reeleito nos últimos 100 anos no país.

Nas eleições de novembro de 2020, o democrata Joe Biden bateu Trump e não permitiu que o empresário continuasse à frente da maior potência do planeta. Após vencer contrariando as pesquisas em 2016, contra Hillary Clinton, o republicano não conseguiu angariar os 270 votos necessários para se consagrar por mais quatro anos no poder.

Mesmo colocando em xeque a democracia norte-americana, declarando sem provas ter havido fraude na contagem e pedindo para que as contagens fossem paralisadas, Trump entrou na lista dos presidenciáveis que não deram sequência em seu governo.

Com o ex-presidente, a lista inclui republicanos e democratas que deixaram o cargo após quatro anos de mandato. Saiba quem são eles:

1992: George Bush 

O republicano George Bush (Bush pai) concorreu à reeleição em 1992, contra o então governador democrata do Arkansas, Bill Clinton. Desde o início de seu governo, em 1988, alas mais conservadoras do Partido Republicano viam sua gestão com desconfiança. A falta de apoio desse setor fez com que fazendo o novo mandatário prometesse não criar novos impostos no país, uma decisão que o assombraria anos mais tarde.

Com a ampanha militar na Guerra do Golfo, sua promessa veio com tudo nas eleições contra o democrata. Com descontrole de gastos, Bush precisou de dinheiro para continuar na disputa e, então, precisou criar novas taxas.

Clinton venceu Bush pai por 370 votos a 168 no Colégio Eleitoral, teve 43% dos votos populares contra 37,4% do republicano. O ex-presidente saiu atribuindo a derrota à imprensa, que, segundo ele, soube falar apenas de Clinton. Quatro anos antes, Bush havia derrotado Michael Dukakis com 426 delegados conta 111.

1980: Jimmy Carter 

Na corrida pela reeleição de 1980, o democrata Jimmy Carter encarava diversas dificuldades. A campanha perdeu fôlego por conta das turbulências da economia, a crise do petróleo e com o Irã e pelas disputas dentro do partido e sendo – Carter teve que enfrentar uma dura primária contra o então senador Ted Kennedy.

Do outro lado da disputa eleitoral estava o republicano ultraliberal e anticomunista Ronald Reagan, que soube usar das crises de Carter como forma de o atacar durante todo o pleito.

Diante desse cenário, Reagan ganhou de lavada a eleição, conquistando 486 delegados contra 49 do democrata. Carter ganhou em apenas seis Estados e no Distrito de Colúmbia. A vitória do republicano foi uma das maiores da história do país.

1976 – Gerald Ford 

O republicano Gerald Ford assumiu o cargo após Richard Nixon deixar a Casa Branca, em 1974. Dois anos depois, enfrentou Carter – até então, governador da Geórgia – na disputa presidencial.

A disputa foi bastante acirrada, e só se soube o vencedor do pleito na madrugada do dia posterior à votação, quando os resultados de Wisconsin e Havaí chegaram. No final, Carter venceu por pouco – 297 delegados contra 240 de Ford.

1932 – Herbert Hoover

O presidente republicano Herbert Hoover estava no cargo durante a crise econômica de 1929, que destruiu a economia norte-americana. Três anos depois, a economia foi um dos motivos que o fez perder para o democrata Franklin Roosevelt, que viria a ficar 12 anos no cargo, até sua morte em 1945.

A vitória de Roosevelt foi substancial: 472 delegados contra 59 de Hoover. Os republicanos só conseguiriam voltar ao poder 20 anos depois, com Dwight Eisenhower.