A equipe do Atlético-MG está entre os líderes do Campeonato Brasileiro Série A. Após um início de ano turbulento, com problemas relacionados ao Covid-19 e algumas mudanças em sua comissão técnica, o Galo Mineiro é oficialmente um dos principais candidatos ao título da primeira divisão do futebol nacional.
Jorge Sampaoli, que desempenhou um ótimo trabalho com o Santos em 2019, entrou como peça-chave para que o Galo conseguisse chegar entre os primeiros colocados da Série A. Seguido de perto pelo atual campeão Flamengo e tentando alcançar o São Paulo em número de pontos, a equipe de Minas Gerais tem muito que se orgulhar, mas ainda precisa de mais, se quiser levar a taça do Brasileirão para Minas.
Galo tem o melhor ataque, mas precisa melhorar
O grande diferencial entre Flamengo e Atlético-MG, além do número de pontos que o rubro-negro já havia conquistado agora que o Brasileirão 2020 está, consiste no fato do time carioca ter muito mais poder ofensivo e converter suas chances em gols. E um bom exemplo disso é a média de gols marcados pelos jogadores flamenguistas.
Em 2019, somente no Brasileirão, o Flamengo marcou 86 gols, uma média incrível de 2,26 por jogo. Foram 28 vitórias, 6 empates e apenas 4 derrotas. Entretanto, o Atlético-MG em 2020 tem uma média de 1,76 gols marcados por jogo, um valor bem inferior ao do Mengão. Isso sem mencionar que os mineiros estão com, até o momento, 14 vitórias, 4 empates e 7 derrotas.
Entretanto, se voltarmos para 2018, ano em que o Palmeiras foi campeão e um dos times mais procurados em sites como betano pt, o Atlético-MG está em uma boa média de gols marcados. Afinal, o clube paulista tinha uma média de 1,5 gols por jogo quando levantou a taça do Brasileirão, um valor abaixo da média atual dos mineiros na temporada 2020.
Embora o Galo esteja entre os melhores ataques do Campeonato Brasileiro 2020, aparentemente falta ainda uma ofensividade maior, com uma possibilidade de fechar o setor defensivo para investidas dos adversários. E isso é o que o Atlético-MG precisa para que possa levantar a taça em 2020.
Atlético é o segundo favorito ao título
Matemáticos de todos os lugares começam a fazer suas projeções quando um campeonato de futebol começa sua reta final. E o Brasileirão 2020 não é diferente. Segundo especialistas, algumas equipes ainda têm chances de levar a taça da principal competição de futebol do Brasil, sendo elas: São Paulo, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Fluminense e Santos.
Os times que mais têm chances são São Paulo, com pouco mais de 60%, Atlético-MG e Flamengo, com pouco mais de 10% e Palmeiras, com aproximadamente 7%. O tricolor paulista é o principal candidato ao título e tem maiores chances principalmente devido ao seu calendário na reta final da competição.
Entretanto, basta um pequeno deslize para que Atlético-MG e Flamengo se aproximem do rival e conquistem a liderança, a qual será difícil de recuperar. Portanto, os mineiros ainda têm grandes chances de chegar ao título, mas, para isso, precisarão mostrar que realmente merecem levantar a taça.