Os debates são tão importante para o DCM quanto os textos. Pensar no que virá nos comentários é um grande prazer para os nossos jornalistas. É a grande oportunidade de trocar, de ensinar e de aprender.
Mas conforme o DCM vai ficando mais popular (e em novembro, batemos 1 milhão de visitantes únicos), nós vamos começando a notar, por vezes, comentários menos qualificados. Aí então, se nós deixássemos todos no ar, baixaria o nível dos debates, que nós acreditamos ser os mais inteligentes do Brasil.
Assim, nós vamos tendo que adaptar as regras para comentários, com objetivo único e exclusivo de manter um ambiente agradável, cordial e inteligente.
As novas regras:
1) Dê sua opinião, qualquer que seja
2) Respeite a opinião alheia, qualquer que seja
3) Discordando, exponha os argumentos, mas não ofenda
4) Evite fazer acusações. Expressamente, não faça as que não podem ser comprovadas
5) Mantenha-se no assunto
6) Apenas publique links relevantes
Seguindo estas regras repetidamente, você entrará na “lista branca”, isto é, o grupo de leitores que são publicados automaticamente. Caso contrário, seu comentário pode ser editado ou apagado, ou simplesmente continuar na nossa lista de “aprováveis”.
A seguir, um exemplo de comentário “editável”:
“Você não sabe o que está falando. O procurador pediu ao Supremo que retirasse a acusação, e foi isso que causou indignação naquele dia. Aprende antes de falar bobagem”
Este comentário contém uma informação relevante, mas a grosseria não será tolerada. Ele será publicado da seguinte forma:
“O procurador pediu ao Supremo que retirasse a acusação, e foi isso que causou indignação naquele dia.”
Dependendo do teor da grosseria e/ou da inutilidade do comentário, nós o descartaremos. A seguir, um exemplo de comentário “descartável”:
“Vocês são todos uns idiotas. O mundo assim não tem solução. O Brasil precisava de uma ditadura militar para que imbecis como vocês parassem de falar absurdos”.
Na incidência excessiva de comentários “descartáveis”, o leitor entrará na “lista negra”, isto é, será automaticamente descartado. Afinal, nós temos muito trabalho a fazer.
Obrigado por participar do nosso debate. Esperamos você aqui mais vezes.
Nota: A responsabilidade legal sobre o comentário é sua. Use com sapiência.