Numa época de “vacas” magras para maioria dos clubes brasileiros, quase todos com grandes dívidas e problemas financeiros, a legalização das apostas esportivas no País, ocorrida em dezembro de 2018, começou a mudar decisivamente o mercado de publicitário no futebol e em outros esportes.
Muitos clubes – dos mais poderosos do eixo Rio-São Paulo até alguns das regiões Nordeste e Centro-Oeste – já têm estampadas nas camisas as marcas de bookmakers nacionais e estrangeiros, rendendo-lhes mais dinheiro para continuar lutando pela sobrevivência e supremacia no futebol. Atualmente, sem uma gestão verdadeiramente profissional e parcerias com setores chaves no campo da propaganda torna-se muito difícil sobreviver.
Entre as casas de apostas online presentes no mercado brasileiro está a Bet 365, nada menos que a líder mundial do segmento em todo o planeta. A empresa tem cerca de 20 milhões de clientes no mundo, muitos deles no Brasil, e patrocina clubes esportivos em vários países, a começar pelo Stoke City, de sua terra natal, o Reino Unido.
Se antes havia algum receito quanto à legalidade ou segurança da atividade de apostas online, isto começou a se dissipar graças à legalização pelo Congresso Nacional no final de 2018 e à expansão da tecnologia, que permite muito mais comodidade aos apostadores.
A maioria das grandes empresas da área, como é o caso da própria Bet365, dispõe de sistemas de criptografia muito avançados, que praticamente inviabilizam a ação de hackers e protegem bem os dados e valores movimentados pelos usuários. Este bookmaker tem licenciamento em mais de um país e certificados de eficiência tecnológica.
No caso dos clubes brasileiros, em 2019 mais da metade dos clubes brasileiros já tinham parcerias publicitárias com casas de apostas nacionais ou estrangeiras. Lembrando que só naquele ano nada menos que R$ 4 bilhões foram movimentados por meio desta atividade. Ainda não há números fechados para o montante em 2020, mas entende-se que a atividade tende a crescer muito mais daqui por diante.
Com o avanço da tecnologia de aparelhos móveis e a legalização no Brasil, os clubes começaram a enxergar o imenso nicho que as casas de apostas oferecem como parceiras publicitárias, tanto para acordos parciais quanto para os master.
Tais casas também fazem intensa divulgação por meio de placas em estádios de futebol e por meio das redes sociais, em sites dos próprios clubes e nos que são voltados aos milhões de torcedores de cada time. O futebol tem inúmeros caminhos para que os empresários sigam faturando alto. Além da imensa ´população brasileira, o quase fanatismo de muitos pelo futebol em especial, mas também por outros esportes como o basquete da NBA, por exemplo, não é ignorado pelas gigantes mundiais nas apostas esportivas.
Para apostar a pessoa tem de ter no mínimo 18 anos de idade e fazer um cadastramento no próprio site da casa. A Bet 365 tem uma ótima plataforma tanto para computadores pessoais quanto para aparelhos móveis como smartphones e tablets. Com estes a pessoa pode jogar onde e quando desejar. É o futuro que invade ainda mais o futebol brasileiro em termos de publicidade e propaganda, alavancado pela tecnologia!