Um jovem jornalista denunciou uma abordagem que poderia ser vista como racista por parte da Polícia Militar. O caso aconteceu na Avenida Paulista, em São Paulo e Édrian Santos contou, em thread, que foi o único a ser abordado, mesmo estando com o local cheio de brancos.
O jovem explicou que foi abordado por policiais militares, enquanto andava de bicicleta na Paulista e a justificativa da polícia teria sido que pessoas com bikes boas e bem vestidas costumam assaltar ali. Ele teve que provar que a bicicleta e o celular eram dele.
Édrian Santos questionou o fato de ter sido o único abordado, entre tantos ciclitas brancos que transitavam por ali. Ele lembrou ainda que, no meio da abordagem, outros três PMs chegaram, inclusive com viatura.
Este não foi o primeiro caso desse tipo de ocorrência, já que algo semelhante havia acontecido no mês passado.
Veja a thread sobre a abordagem da PM
Eu não vejo nenhum problema em ser abordado pela PM. Agora não venham discurso de que “estão apenas fazendo o trabalho deles” com tantas pessoas que passavam na Paulista, sobretudo brancas, e não foram paradas. Eu até questionei que havia 5 PMs só para mim mais viatura.
— Édrian Santos (@edriansantos_) July 19, 2021
Sim, gente, eu ando com a nota fiscal da minha bicicleta e do meu celular na nuvem, justamente porque eu sei que isso aconteceria comigo, mais cedo ou mais tarde.
— Édrian Santos (@edriansantos_) July 19, 2021