Uma tempestade de areia foi registrada em cidades de São Paulo e de Minas Gerais neste domingo (26). Imagens que circulam nas redes sociais mostram o dia escurecendo enquanto uma nuvem negra domina o céu. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram rajadas de 50 km/h a 60 km/h no interior paulista.
Porém, no Aeroporto de Ribeirão Preto acabou tendo rajadas de 92,7 km/h antes do início da chuva. Imagens de satélite mostram que houve formação de fortes setores de instabilidade associadas ao calor. Tudo isso ocorreu por causa do aumento da umidade no local, garantindo a geração de nuvens.
O tempo estava seco e não caía chuva há semanas. Em algumas cidades, até por meses. O solo estava seco e com muita poeira. Com as nuvens carregadas e o forte vento, formou-se a tempestade de poeira.
A tempestade de areia acontece quando ventos intensos levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para atmosfera. Com isso, ocorre o transporte de partículas por grandes distâncias.
Leia mais:
1 – Em busca de vingança, CIA planejou sequestro e assassinato de Assange
2 – Eleição na Alemanha termina sem vencedor claro
3 – Favelas do RJ têm aumento de 1783,64% de casos de covid em uma semana
Confira os vídeos das tempestade de areia
? Interior de MG: pic.twitter.com/7mza1j44fJ
— Kallil Oliveira (@kalliloliveira_) September 26, 2021
Ribeirão Preto, SP também pic.twitter.com/h9f1QRWYwn
— Fred (@FredAngelico) September 26, 2021
avançaram entre o território paulista e mineiro. Algumas destas tempestades, como a que ocorreu em Bragança Paulista, não muito longe de Franca e Ribeirão, chegou a produzir granizo e ventos fortes. Os ventos fortes das tempestades descem do topo das nuvens e quando chegam (+)
— Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) September 26, 2021
de ventos fortes e uma área seca, é bastante comum que acabe se originando tempestades de areia.
A força dos outflows (ventos que saem das tempestades) e o ambiente extremamente seco, acabou gerando uma tempestade de areia desta magnitude.
? Marcos Naves – Ribeirão Preto/SP pic.twitter.com/YmbEARtE6L
— Conexão GeoClima (@ConexaoGeoClima) September 26, 2021