Atual Secretário da Cultura de Jair Bolsonaro, Mário Frias recebe salário da Globo. Nome polêmico e persona non grata entre os artistas, todos os meses ele vê cair uma quantia em sua conta oriunda da emissora. Mesmo sem trabalhar e ter vínculo com o canal dos Marinho, ele recebe porque lhe é direito, inclusive.
O DCM apurou que Frias tem salário da Globo porque ele teve um personagem fixo em Malhação. A temporada intitulada Sonhos, foi ao ar originalmente em 2014 e o Secretário da Cultura trabalhou durante quase todos os capítulos. Como René, ele faz parte do triângulo amoroso central e interpreta com Eriberto Leão e Emanuelle Araújo.
Segundo confirmou a reportagem com fontes da emissora, Frias está na Folha de Pagamento da Globo. Por contrato assinado à época e como manda a legislação, ele tem direito a receber. Todo artista recebe um salário quando uma novela é reprisada, não importa o prazo.
Leia também
1 – Quais os codinomes de Lira e Bolsonaro entre políticos do Centrão
2 – Quem Bolsonaro colocará na PGR se Aras virar ministro do STF
3 – Aras garante: se Mendonça cair, Bolsonaro irá indicá-lo ao STF
Quanto Mário Frias ganha na Globo?
Embora Frias não fosse um dos protagonistas adultos, seu personagem tinha importância na novela. A reportagem ouviu que o salário dele girava, em 2014, em torno de R$ 25 mil por mês enquanto esteve no ar. Mas não é isso que o secretário de Bolsonaro recebe atualmente.
Pelos contratos, artistas ganham, em média, 30% do valor da época quando a trama é reprisada. Isso significa que a Globo desembolsa em torno de R$ 7,5 mil para pagar Mário Frias. O valor deve ser um pouco maior por conta da correção inflacionária. Em todo caso, ele é um assalariado da Globo, que o presidente tanto critica.
Vale ressaltar, porém, que a Globo não o trata como funcionário e Frias, de fato, não o é. Não existe vínculo empregatício e o salário se deve a direitos de imagem, já que ele aparece todos os dias na TV.