Publicado originalmente no Twitter do autor:
Por Rudá Ricci
Ocorreu, nesta semana que termina hoje, um repique positivo para Bolsonaro.
Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de outubro mostra que Bolsonaro diminuiu a diferença e hoje perderia para Lula por 37% a 52% em um eventual 2º turno. De 23 pontos (pesquisa realizada em 29 de setembro) caiu para 15 pontos percentuais.
Também gerou uma situação positiva para o bolsonarismo a decisão do TSE de rejeitar a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Como compensação, cassaram um deputado e afirmaram que para 2022 tudo será diferente.
Outra sinalização importante para Bolsonaro foi a decisão do Centrão em blindá-lo, caso perca o foro privilegiado a partir de 2023. Essa decisão sinaliza apoio do Centrão à Bolsonaro, em 2022. Contudo, a campanha de Lula sinaliza o nome de Rodrigo Pacheco (PSD) como vice.
Aras decide fatiar as denúncias da CPI e, por obrigação de ofício, determinou a abertura de uma investigação preliminar para apurar os crimes imputados à Bolsonaro e aos outros doze políticos indiciados pelo relatório final. A hipótese de escolher um bode expiatório é razoável.
Leia também:
1 – Maurício X Casagrande: não há reabilitação para mau-caratismo. Por Nathalí Macedo
2 – TV Manchete pode voltar ao ar através do dono da Havan, diz site
3 – Células nazistas crescem 58% e especialistas veem banalização do discurso de ódio
As ações do governo Bolsonaro e da extrema-direita
O auxílio emergencial quica na entrada da grande área e o Bolsa Família passa a ser substituído pelo Auxílio Brasil (via MP). Esta parece ser a grande aposta de Bolsonaro para conter o índice histórico de rejeição.
Finalmente, temos uma série de ações do campo da extrema-direita, envolvendo empresários e jornalistas, preparando o bote para 2022 em diante: Instituto Liberal-Conservador (de Eduardo Bolsonaro), Brasil Paralelo, Brasil 200 e Telegram.
Uma rápida observação. Temos quase um ano pela frente. Devemos evitar o pêndulo maníaco-depressivo que assola o campo progressista: não há como se afirmar que Bolsonaro recuperou o fôlego, assim como sempre foi um erro afirmar que Lula vencerá no 1º turno.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.