“Com Lula, fortalecemos a democracia contra a extrema direita”, diz líder de socialistas e democratas em Bruxelas

Atualizado em 15 de novembro de 2021 às 8:39
Lula
Lula foi recebido no Parlamento Europeu pela eurodeputada líder dos socialdemocratas. Foto: Twitter/Iratxe Garcia Perez

“Acabo de receber Lula. Estamos comprometidos a fortalecer a democracia, porque o crescimento do populismo e da extrema direita é uma ameaça comum”, disse Iratxe Garcia Perez, presidenta do Grupo Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu.

“Progressistas devem trabalhar juntos para reduzir desigualdades e garantir que a recuperação pós-Covid seja justa e sustentável”.

“Pelo segundo ano consecutivo, a América Latina foi deixada de lado no discurso pela presidente da Comissao Ursula von der Leyen”, criticou. “Para nos, socialistas e democratas, o objetivo é exatamente o contrario. Pretendemos reforçar os laços com esta regiao”.

Leia também:

1 – Lula se reúne com líder da Comissão Europeia: “Combinamos de seguir em diálogo”

2 – VÍDEO: Brasileiros amarram ossos na embaixada do Brasil em Paris em protesto

3 – Em dois dias na Europa, Lula teve mais encontros com políticos que Bolsonaro no G20

“Vamos debater qual a melhor forma de cooperar com esta região, que conosco tem tantos laços históricos e culturais, para que ela seja mais prospera, progressista e democrática, para colocarmos a América Latina no centro da politica externa europeia, para que ela tenha o lugar que merece”, anunciou a eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

Neste domingo, o ex-presidente foi recebido por Josep Borrell, alto representante das Relações Exteriores da União Europeia, sobre encontro que ocorreu neste domingo em Bruxelas. “Estou alegre em receber o ex-presidente Lula”, disse o diplomata.

“Tivemos um bom dialogo sobre as relações entre a América Latina e a União Europeia, incluindo relações bilaterais com o Brasil, Mercosul, Nicarágua e Venezuela”, disse, nas redes sociais.

“O Brasil tem sido um parceiro estratégico da União Europeia desde 2007”, apreciou. Participaram do encontro Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores, e Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação.