As fortes chuvas que castigam a Bahia causaram o rompimento de duas barragens e a morte de mais uma pessoa neste fim de semana. O número de vítimas subiu para 18 desde novembro. Segundo o governador do estado, 37 dos 417 municípios do estado têm comunidades inteiras debaixo d’água.
A última vítima dos fortes temporais foi Olivan Alves Mota, de 60 anos, dono de balsa que se afogou no dia de hoje (26) no Rio das Contas, em Aureliano leal, no Sul do estado.
Os rompimentos de barragem ocorreram em Vitória da Conquista, na noite de ontem (25), e Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã de hoje. Moradores foram orientados a deixar suas casas.
“Acabei de receber novo levantamento e temos, neste momento, 37 cidades fortemente atingidas pelas chuvas. Visitei Itabuna e Itajuípe e as imagens são muito fortes. Na história recente da Bahia, não lembro de tragédia tão grande”, disse o governador Rui costa.
Leia mais:
1- Segundo Datafolha, maioria da população diz ser contra casais gays em comerciais de TV
2- Motociatas de Bolsonaro custaram R$ 5 milhões aos cofres públicos
3- Primeira famosa a pegar Covid, Gabriela Pugliesi está infectada novamente
Cidades da Bahia sofrem com fortes chuvas
Dez rodovias estão parcial ou totalmente interditadas, segundo as polícias rodoviárias estadual e federal. Em Ubatã, um trecho da BR-330 cedeu, abrindo uma cratera.
Em Salvador, moradores de dois bairros, Castelo Branco e Sete de Abril, foram orientados a deixar as suas casas na noite de sábado por conta do risco de desabamento de imóveis e deslizamentos de terra.
Em Itabuna, casas, lojas e bancos amanheceram alagadas neste domingo, depois que o Rio Cachoeira subiu 9 metros. Dez prédios das cidades estão sendo usadas para abrigar moradores.