Após a recusa do governo Bolsonaro em receber ajuda humanitária da Argentina, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quinta-feira (30), através das redes sociais, que o estado aceitará ajuda de forma direta, sem que o apoio precise passar pela diplomacia brasileira.
“A Argentina ofereceu ajuda humanitária às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia, apesar da negativa do Governo Federal. Me dirijo a todos os países do mundo: a #Bahia aceitará diretamente, sem precisar passar pela diplomacia brasileira, qualquer tipo de ajuda neste momento”, disse o governador pelas redes sociais.
“Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento”, completou.
Confira abaixo:
Os baianos e brasileiros que moram aqui no estado precisam de todo tipo de ajuda. Estamos trabalhando muito, incansavelmente, para reconstruir as cidades e as casas destruídas, mas a soma de esforços acelera este processo, portanto é muito bem-vinda qualquer ajuda neste momento.
— Rui Costa (@costa_rui) December 30, 2021
Leia também:
1- Randolfe quer convocar ministro para saber o motivo do Brasil recusar ajuda argentina
2- Cruzeiro que passaria Réveillon no RJ tem surto de Covid-19 e retorna para Santos
3- VÍDEO: Bolsonaro se diverte no Beto Carrero (SC) em meio à tragédia na Bahia
Rui Costa tentou conversar com governo Bolsonaro
De acordo com o governo, a Argentina ofereceu envio imediato de dez profissionais especializados nas áreas de água, saneamento, logística e apoio psicossocial para vítimas de desastres.
Antes da recusa do Itamaraty, Rui Costa chegou a fazer um pedido de autorização para a missão estrangeira. No entanto, o Ministério das Relações Exteriores recusou o apoio.
Em um trecho do documento enviado para dispensa da ajuda, o governo federal afirma que os recursos pessoal e financeiro são suficientes, com reserva de R$ 200 milhões para enfrentar a emergência. Rui Costa já afirmou que dinheiro é insuficiente.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.