O município de Aparecida de Goiânia registrou a primeira morte pela variante ômicron da Covid-19 no Brasil. A informação foi divulgada pela prefeitura, na tarde de hoje (6).
Até às 18h de ontem (5), o país ainda não tinha registrado nenhuma morte pela variante, conforme o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde comunicou que ainda não havia sido notificada do óbito, e que até então não há registros de morte pela variante em Goiás.
Leia mais:
1- Noam Chomsky: um ano após ataque ao Capitólio, o golpe continua em curso
2- Mãe do bebê Alice reclama dos memes com a menina
3- Bolsonaro se irrita com comandante do Exército: “É de esquerda”
Vítima é um idoso de 68 anos
Segundo a prefeitura, a vítima é um homem de 68 anos com uma doença pulmonar obstrutiva crônica e pressão alta. Ele estava internado no hospital e tinha as três doses da vacina.
O município também informou que o paciente era contactante de um caso que a Secretaria Municipal de Saúde já havia confirmado como infecção pela variante.
A confirmação da primeira morte ocorreu dez dias depois da declaração de transmissão comunitária da nova variante. Até hoje (6), a cidade já confirmou 55 casos da ômicron. A predominância da variante está em 93,5%.
A detecção da doença foi feita por meio do Programa Municipal de Sequenciamento Genômico, que tem feito a análise de amostras positivas de RT-PCR coletadas no município para mapear a informação genética e identificar as variantes do coronavírus em circulação.