Foi aprovado nesta sexta-feira pela Anvisa (07), o registro do insumo farmacêutico ativo (IFA), fabricado pela Fiocruz da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. Com a aprovação, o Brasil terá essa vacina produzida totalmente em território nacional.
Ano passado, vários lotes atrasaram a entrega por falta do IFA, por que precisava ser importado. Mas agora com a aprovação da ultima etapa, o “ingrediente”, será fabricado no Brasil, então nenhum lote será atrasado.
Leia mais
1-Paraíba explode nas redes após Moro ser enxotado do Estado
2-Médico pede para Bolsonaro se cuidar e ele reclama: ‘Não deixarei de andar de jet ski’
3-“Vamos perder dinheiro salvando as pequenas”: como e por que Bolsonaro traiu os microempresários
Teste de aprovação no Brasil
Para ser aprovado, a ANVISA fez vários testes de comparabilidade, e o IFA lá fora, tem a mesma qualidade do que o fabricado no Brasil. Desde 2021, a ANVISA já havia emitido a certificação de boas práticas de fabricação do novo insumo, que significa que, cumpria todos os requisitos necessários para a garantia de qualidade do IFA. Desde então, a Fiocruz vem fazendo lotes de testes, para ser autorizado o uso nacional do produto.
A vacina da Fiocruz foi aprovada no dia 17 de janeiro de 2021, e recebeu o registro oficial e março daquele ano, e desde então, vem fazendo testes, para os produtos serem fabricados no Brasil, e ter facilidade para as pessoas se imunizarem.