Em coletiva aos jornais independentes nesta quarta-feira (19), o ex-presidente Lula (PT) falou sobre seus planos para a cultura em um eventual novo governo.
Ele pretende voltar com o Ministério, extinto no governo Bolsonaro, e ainda criar um comitê.
“Quem tiver medo de cultura se prepare, porque vai funcionar mais forte no próximo governo”, afirmou o ex-presidente.
Leia mais:
1. AO VIVO: LULA DÁ ENTREVISTA A SITES INDEPENDENTES
2. VÍDEO – Jornalista é agredido a socos e entra no ar ensanguentado na TV
3. Em ano eleitoral, Olavo de Carvalho propaga fake news sobre nova prisão de Lula
“Esse país só será soberano, democrático e respeitado quando todo mundo tiver acesso aos bens que ele ajuda a produzir. Quando todo mundo puder estudar, puder comer, ter acesso à Cultura”, disse Lula.
Ele explicou:
“Aliás, eles têm tanto medo da cultura que acabaram com o ministério. Pois eu vou criar, vou fazer uma conferência de Cultura e vou criar um comitê de Cultura. Não vai ter mais só um ministro de Cultura, é um comitê de Cultura. Pra gente dizer pra eles que a Cultura vai ajudar a construir esse país mais democrático”, completou o petista.
Aconselhado pelo centrão, Bolsonaro suspende motociatas
O presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo aconselhado por aliados próximos a dar um tempo na realização das motociatas pelo país. Orientam o presidente nesse sentido dois importantes líderes do centrão: Ciro Nogueira (PP), seu ministro, e Valdemar da Costa Neto (PL), presidente do seu partido.
O objetivo é se blindar de acusações de propaganda eleitoral antecipada, enquanto aguarda o aval de advogados em direito eleitoral.
No ano passado, Bolsonaro fez 13 motociatas, em diferentes estados do Brasil, que custaram pelo menos R$ 5 milhões aos cofres públicos, de acordo com um levantamento da Folha de S. Paulo.