Presidente Jair Bolsonaro (PL) busca nomes para integrar a cúpula da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para reagir às falas do chefe do órgão regulador, o contra-almirante Antonio Barra Torres. Está nos planos de Jair colocar um negacionista da pandemia no órgão, diz a Folha de S.Paulo.
LEIA MAIS:
1 – Eduardo Bolsonaro é afastado de campanha do pai pela reeleição; saiba motivo
2 – Bolsonarista Álvaro Garnero diz que ex transformou processo em “reality show”
3 – VÍDEO: “Eu quero ser tratada nos pronomes femininos”, diz Linn da Quebrada no BBB
Negacionista na Anvisa
A ideia de Jair é indicar para o cargo de diretor, que ficará vago em julho, alguém com perfil alinhado ao governo e favorável às bandeiras negacionistas de Bolsonaro, como Hélio Angotti, médico pró-cloroquina que comanda atualmente a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.
Hélio também fez falas contra a eficiência das vacinas. Seus comentários repercutiram com a expansão da variante ômicron. E ele chegou a ser convocado para falar no Senado.
Nome foi colocado sobre a mesa em conversas de integrantes do governo favoráveis ao kit covid. A proposta agradou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que deseja afastar Angotti da pasta, sem entrar em atritos com o médico, segundo integrantes do governo.
Essa indicação do presidente precisa ser aprovada pelo Senado, e o secretário encontra resistências no centrão. Integrantes desses partidos dizem que as chances dele chegar à Anvisa são pequenas.
Seguidor do escritor Olavo de Carvalho, Hélio Angotti é um dos líderes do núcleo pró-cloroquina do Ministério da Saúde, também integrado pela secretária Mayra Pinheiro, conhecida como Capitã Cloroquina. Teremos um olavista na Anvisa?